HOJE! Simulado de evacuação será realizado em Tibagi

A ação faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina hidrelétrica (UHE) Tibagi Montante. Apenas pessoas que moram em área de risco imediato, na região logo abaixo da barragem (próximas ao Rio Tibagi), vão participar do simulado.

A Prefeitura Municipal de Tibagi, através da Defesa Civil, informa que nesta sexta-feira (10) a usina hidrelétrica (UHE) Tibagi Montante irá realizar um simulado de evacuação no município. A ação faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina, estabelecido através da Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei Federal nº 12.334/2010 alterado pela Lei Federal nº 14.066/2020).

De acordo com a UHE Tibagi Montante, o simulado irá acontecer em duas etapas. A primeira, no período da manhã a partir das 09h, será para as pessoas que irão se deslocar para o ponto de encontro que fica na rodoviária municipal. Já a segunda, no período da tarde a partir das 14h, será para aquelas que deverão ir até o ponto de encontro na praça 18 de Março.

Importante deixar claro que apenas as pessoas que moram próximas ao Rio Tibagi, ou seja, a área de risco imediato na região logo abaixo da barragem, vão participar do simulado. Elas são conhecidas como zonas de autossalvamento (ZAS). Além disso, os horários são previstos e podem sofrer pequenos atrasos até para deixar a simulação mais próxima da realidade possível.

Toda a região que irá participar do simulado já foi orientada pela equipe da Defesa Civil de Tibagi e também por uma empresa contratada pela UHE Tibagi Montante para realizar esse processo preventivo.

Assim, a sirene irá emitir um alerta sonoro. Todos devem parar imediatamente o que estão fazendo e reunir as pessoas que estiverem em sua propriedade e seguir pela rota de fuga sinalizada por placas. Leve apenas objetos pessoais de extrema importância e que caiba em uma sacola. Atenção especial com pessoas com dificuldade de mobilidade. A equipe da usina e da Defesa Civil já realizaram esse levantamento para que não haja problemas durante o simulado. Por fim, siga pela rota de fuga até o ponto de encontro mais próximo sinalizado por placas.

Arte: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi