Habitação de Tibagi promove projeto de vínculo social habitacional

O Projeto surgiu da necessidade de uma aproximação com o público participante dos programas, refletindo a respeito da realidade de cada família, que condições se encontra, que perspectivas de vida elas tem, buscando nessa interação esclarecer sobre os objetivos dos Programas.

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, deu início a um novo projeto, na última terça-feira (16), que tem como objetivo prestar atendimento às famílias incluídas nos programas sociais habitacionais Tibagi Acolhedor e Reforma Tibagi.

“Esse projeto reforça o compromisso da nossa gestão com as questões habitacionais de Tibagi, que, nunca foram tratadas com a atenção devida. Nossa gestão é a primeira a contar com uma secretaria especialmente e que certamente ajudará a população, através das políticas que estão sendo desenvolvidas, a conquistar o sonho da casa própria”, garante o prefeito Artur Butina.

Para o secretario da pasta, Jose Edegar Alves dos Santos Filho, “essa foi a maneira encontrada de buscar uma relação mais próxima e mais humanizada entre o Poder Público e a população, buscando entender seus dilemas, dificuldades e as perspectivas que cada história de vida apresentada nos dá o rumo para que decisões acertadas e em prol da melhoria de vida dos tibagianos seja tomada”.

Os trabalhos serão realizados com especial atenção a cada histórico de vida e demanda apresentada, fortalecendo elementos de crítica sobre as questões de moradia e de enfrentamento quotidiano das questões presentes na sociedade, como educação, saúde, violência, segurança, etc.

Segundo Assistente Social Lorena Scheraiber, “a casa é parte integrante de uma família; é o recanto onde temos para voltar e descansar, e apesar de sermos pessoas diferentes, em situações e lugares diferentes, o conceito de lar é unânime, é estar com quem se ama, em um lugar que seja do nosso jeito e que transmita nossa personalidade, é onde refazemos nossas energias, encontramos conforto físico e mental, onde temos pressa de chegar e retardo na hora de sair.”

Cronograma do projeto

As reuniões acontecerão mensalmente na Secretaria de Habitação. A princípio serão realizados 08 encontros, onde serão discutidos vários temas reflexivos, além do incentivo a auto estima de cada participante. A programação e os temas abordados nas reuniões são:

16/05/2023 Acredite em você.

14/06/2023 Tenha sonhos!!!!  O que mantém ser humano motivado são seus sonhos.

12/07/2023 Não desista de lutar, por mais que a batalha seja árdua não fuja dos desafios.

09/08/2023 Aprenda com erros, estabeleça metas.

13/09/2023 Analise seus hábitos, pense positivo.

11/10/2023 Realize atividades que te faça feliz.

14/11/2023 Comemore pequenas vitórias, comece hoje.

12/12/203 Gratidão sempre!!!!

Na tarde do primeiro encontro, além da palestra, aconteceu Oficinas de Artes, como artesanato de macramê, atividades de desenho, pinturas, além de leituras, vídeos, músicas e dinâmicas corporais, finalizando com um café para todos os participantes. Neste encontro, estiveram presente cerca de 30 famílias que participaram ativamente das atividades.