Futsal de base de Tibagi participa de competição em Ponta Grossa

Categorias sub11, sub13 e sub15 do município inicia nova etapa com a participação em torneios na região. Equipes de base estavam há dois anos sem competir por conta da pandemia.

A Secretaria de Esporte e Recreação Orientada (SERO) de Tibagi retoma o calendário de competições esportivas de base após uma melhora na situação da pandemia. Em Ponta Grossa, as equipes sub11, sub13 e sub15 participaram da Copa Joga Junto PG, que reúne equipes de 17 cidades da região dos Campos Gerais.

De acordo com o professor da escolinha de futsal do município, Anderson Petroski, as equipes de base de Tibagi estavam afastadas das competições por conta da pandemia da Covid-19.

“A retomada das competições era esperada por todos os envolvidos: desde atletas e até os professores. Para todos, a volta aos treinos e competição traz a esperança de uma certa normalidade na rotina diárias. É de suma importância a volta destas atividades, e nas categorias menores é que identificamos os futuros craques. Além disso, os atletas vão obtendo experiência para que cada vez mais consigam competir com qualidade”, garante o professor Anderson Petroski.

As equipes representaram bem o município na primeira etapa. A segunda ocorre no dia 30 de abril. As equipes sub11 e sub13 saíram da disputa com uma vitória e uma derrota cada. Já a equipe sub15 perdeu os dois jogos que fez.

“O esporte nos traz vários benefícios. No físico, melhora as capacidades físicas como um todo, como a força, velocidade, coordenação, entre outras. Na saúde, melhora a qualidade de vida dos atletas. Na parte psicológica, compreender relação entre perder e ganhar. E, por fim, no social com a socialização entre os atletas”, completa Petroski.

Para o professor Anderson, agora é o momento de mensurar os erros e nos treinamentos acertar o que não deu certo nos jogos, já que a expectativa é a de formar equipes competitivas no cenário regional, sempre para representar bem o município.