A Prefeitura de Tibagi informa que a tradicional festa religiosa da Santinha, ou Santa Pastorinha, já definiu sua programação para o ano de 2022. Ela será realizada em três dias, do dia 24 de julho (domingo) até 26 de julho (terça-feira), data em que é comemorado o dia da Santinha.
De acordo com Roberto Betim, organizador da festa neste ano, a entrada para a festa será totalmente gratuita e os fiéis terão à disposição praça de alimentação, barracas diversas com a comercialização de produtos e também parque infantil.
No primeiro dia de festa, dia 24 (domingo), a partir das 22h, quem comanda o baile é o grupo Galera do Balanço. No dia 25 (segunda-feira), o baile no mesmo horário fica por conta do grupo Herdeiros da Tradição.
Já no dia da Santinha, 26 (terça-feira), feriado municipal em Tibagi, a programação começa às 07h com a alvorada festiva. A tradicional missa da Santinha será realizada às 10h. Na sequência, às 12h, é a hora da churrascada. Por fim, a partir das 14h, quem anima a matinê é o grupo Comando Gaúcho.
Santa Pastorinha
Uma imagem de louça com cinco centímetros atrai milhares de fiéis de várias partes do Brasil a uma pequena capela no interior de Tibagi. A ‘Santinha’ recebe duas denominações sendo conhecida como Santa Pastorina ou Castorina e sua história está ligada à tradição de fé do povo tibagiano.
A Festa da Santinha é um evento tradicional e uma festa oficial em Tibagi comemorado no dia 26 de julho, no mesmo dia da Padroeira de Ponta Grossa e Castro, Sant'Ana. A data é um momento de peregrinação para devotos que a ela atribuem milagres. A pequena imagem da Santinha teria sido trazida de Castro no início do século passado e que, por isso, justifica o nome de Castorina.
Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi
Arte: Giovagner Pires e João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi