Farmácia Municipal de Tibagi adquire medicamentos via consórcio estadual

Remédios para o combate dos sintomas da dengue já foram adquiridos e Secretaria de Saúde aguarda o recebimento. Alta procura por certos tipos de medicamentos podem afetar o abastecimento do município. Dos 399 municípios paranaenses, apenas 1 não faz parte do consórcio Paraná Saúde.

18/04/2022 em SAÚDE

A Prefeitura Municipal de Tibagi, assim como outras 398 prefeituras paranaenses, faz parte do consórcio Paraná Saúde, que é responsável pela compra de diversos medicamentos que são utilizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e também para distribuição gratuita, mediante receita médica, para a população tibagiana.

Em Tibagi, o serviço de compra e distribuição de medicamentos é realizado pela Farmácia Municipal. De acordo com a farmacêutica responsável, Aline de Lima Melco, a compra dos medicamentos é realizada trimestralmente pelo consórcio e existe o prazo de 30 dias para que cheguem até o município.

“A compra dos medicamentos é feita com recursos federais, estaduais e municipais. Esse período de compra fica aberto por 4 ou 5 dias a cada três meses, estas datas já são estabelecidas em contrato, e todo o planejamento é feito a partir daí. Quando existem situações com alta demanda inesperada, como a dengue aqui em Tibagi, a população pode sentir a falta de alguns medicamentos”, afirma a farmacêutica.

Ela disse ainda que a Farmácia Municipal sempre trabalha com um estoque de segurança, que é uma quantidade um pouco maior que o consumo para casos de demora na entrega ou falta no mercado, e que outros medicamentos também podem faltar, mas que a população não percebe pois o estoque de segurança é suficiente para atender a demanda. Porém em casos de grande aumento de consumo e que não são possíveis de se prever, como o aumento de casos de dengue, o estoque de segurança não foi suficiente para atender toda a demanda.

A Farmácia Municipal, juntamente com a Secretaria de Saúde, informa também que tanto as compras através do consórcio Paraná Saúde quanto dos itens adquiridos por licitação via Prefeitura já foram feitas, aguardando apenas a entrega pelos fornecedores. A falta desse tipo de medicamento também é sentida em várias regiões do Estado.

Fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi