Exposição apresenta projeto “Tibagianices”

Trabalho foi desenvolvido por alunos e professores do Colégio Leopoldina

O Museu Desembargador Edmundo Mercer Júnior está com a exposição Tibagianices, dos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental do Colégio Leopoldina B. Pedroso, até dia 13 de dezembro. Os professores, Cristiane Navarro, Debora Voloschen e Andre Neves desenvolveram o projeto com base na Semana do Conhecimento, realizada pela Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná, no início do mês passado. O objetivo era que professores da rede estadual propusessem atividades práticas para que os alunos relacionassem o conteúdo visto em sala de aula com o seu cotidiano.

A professora e idealizadora, Cristiane Navarro, contou que o projeto tende a evoluir cada vez mais. “Temos aqui um material muito rico. Talvez não tenha um resultado imediato, mas a ideia é conseguir reunir todo esse trabalho posteriormente. Tem muita coisa, na exposição não tem nem 50% do conteúdo que foi produzido pelos alunos”. Segundo Cristiane, a intenção do projeto é reunir cultura e curiosidades de Tibagi para posteriormente produzir um livro. Alunos do 6º, 8º e 9º ano bucaram histórias e lendas sobre a cidade e alguns tibagianos, além de gírias municipais. Já os alunos do 7º ano trataram sobre o tropeirismo na região. Os professores ficaram responsáveis por produzir as artes e textos. O trabalho completo está disponível na página do colégio no Facebook.

Aulas virtuais

Outra novidade é que os alunos estão conseguindo acompanhar a exposição por meio de um tour virtual, através das aulas na plataforma Google Meet. “Eu desço do carro e ligo a aula no Meet, os alunos entram comigo, como os youtubers fazem. Mostro um pouco do meu dia a dia também, sempre discontraindo. Minha aula é dinâmica, tanto na sala de aula como no celular”.