Estrutura para motorhomes permite a pernoite no Parque do Guartelá, em Tibagi

Espaço tem 2 mil metros quadrados, com energia elétrica e pontos de água, além de guarda 24 horas. Os usuários estacionam perto do Centro de Visitantes e podem, também, utilizar os sanitários. É uma nova experiência no local.

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Turismo, informa que a partir de agora o Parque Estadual do Guartelá conta com espaço reservado para motorhomes com toda a estrutura necessária como, por exemplo, pontos de água e energia elétrica de 110 e 220v, além de segurança 24h. Um

A estrutura para quem deseja passar a noite no parque foi inaugurada em 19 de dezembro, após uma reforma para receber os veículos.

O Parque Estadual do Guartelá tem disponibilidade para a pernoite de até 10 veículos ao mesmo tempo em cerca de 2 mil metros quadrados. Os viajantes estacionam perto do Centro de Visitantes e podem, também, utilizar os sanitários do local.

A utilização do espaço deve respeitar regras para garantir a conservação do patrimônio público. Os motorhomes ficam apenas na área designada a eles, normalmente nos estacionamentos. O interessado pode visitar a Unidade de Conservação normalmente, mas no caso das UCs concessionadas é preciso consultar a empresa. Não é disponibilizado espaço para limpeza e esvaziamento de caixa de detritos.

Para pernoitar é necessário fazer reserva com pagamento da taxa de 0,20 UPF/PR (Unidade de Padrão Fiscal do Paraná) por veículo, por dia. O valor aproximado é de R$ 30. A reserva deve ser feita no site do Instituto Água e Terra (IAT), na aba Autorizações em Unidades de Conservação Estaduais.

O Guartelá protege uma área de rico patrimônio natural e arqueológico da região do Rio Iapó. A grande atração é a beleza natural do 6º maior cânion do planeta em extensão, o “Cânion do Rio Iapó”, beleza esta enriquecida pela Cachoeira da Ponte de Pedra, derivada da força das águas do Córrego Pedregulho.

Texto: Agência Estadual de Notícias e Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi

Fotos: Divulgação/Sedest/IAT