Educação de Tibagi segue orientações do Estado sobre aulas presenciais

Resolução 860/2021 da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) e notas orientativas estabelecem os protocolos de segurança que devem ser adotados em todas as escolas do Paraná

A Prefeitura Municipal de Tibagi, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), informa que segue todos os protocolos de saúde e segurança do Governo do Estado do Paraná no que diz respeito ao retorno das aulas presenciais nas escolas municipais por conta da pandemia da Covid-19.

De acordo com a secretária da SEMEC, Anne Elize Wrobel, a resolução em vigor sobre as medidas de prevenção, monitoramento e controle da Covid-19 nas instituições de ensino do Paraná é a nº 860 de 23/09/2021 da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA).

Além disso, existe também a orientação normativa conjunta nº 004/2022 DG/DEDUC/DPGE/SEED, da Secretaria de Estado de Educação e do Esporte (SEED), que dispõe sobre o controle de casos de Covid-19, procedimentos para o atendimento aos estudantes afastados e afastamento de servidores por Covid-19 nas instituições de ensino do Paraná.

É uma preocupação diária, o comitê de enfrentamento a Covid-19 se reuniu por diversas vezes esse ano para pensarmos juntos como enfrentarmos a pandemia que ainda nos assola. Os casos estão sendo monitorados dia a dia com o acompanhamento do setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde de Tibagi”, garante Anne Elize.

Sobre a questão de possíveis fechamento de turmas, turnos e escolas, a secretária de Educação de Tibagi afirma que, segundo a orientação da SEED e da SESA, ela acontece a partir da quantidade de alunos infectados conforme a seguinte tabela:

SITUAÇÃO

O QUE FAZER

Três ou mais alunos com Covid-19 na turma

Fecha a turma

50% das turmas com três alunos ou mais com Covid-19 em cada uma delas

Fecha o turno

50% das turmas com três ou mais alunos com Covid-19 em cada uma delas, em cada turno

Fecha a escola

Professor com Covid-19

O professor fica em isolamento e as turmas continuam em aula

As aulas da Escola David Federmann, em Caetano Mendes, foram suspensas por 10 dias por conta desses protocolos e retornaram na última terça-feira (15). Atualmente, duas turmas da educação infantil também estão suspensas.

Fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi