A Prefeitura Municipal de Tibagi, através da Secretaria de Esportes e Recreação Orientada (SERO), instituiu no município o programa Diamante da Casa, aprovado através da Lei nº 2.889/2021.
De acordo com o secretário da SERO, Laércio Aleixo, este é mais um plano de governo do prefeito Artur Butina para o esporte de Tibagi.
“Um dos principais objetivos é identificar e estimular nas crianças que apresentarem vocação para a prática esportiva um estímulo para que continuem o processo de aprendizagem. Assim, será fornecido apoio financeira para aquelas que se destacarem nas escolinhas municipais de formação”, afirma Aleixo.
Além disso, segundo o secretário de Esportes, será concedido também apoio financeiro para atletas tibagianos de alto nível técnico para impedir a evasão dos mesmos para outros centros com maior infraestrutura esportiva.
A Lei estabelece que um conselho formado por membros do poder público e da sociedade civil organizada irá selecionar os atletas que vão concorrer a bolsa. Além do critério técnico, será levado em consideração o bom desempenho escolar do atleta e também sua carência financeira. O nível de aprimoramento do atleta deverá ser reconhecido pelo profissional de educação física na respectiva modalidade devidamente credenciado e com formação profissional comprovada.
“Será concedido o benefício mensal aos atletas selecionados de 1 unidade fiscal do município (UFM – que corresponde em 2021 a R$ 111,55; o valor varia de ano para ano) em três classes diferentes: atletas iniciantes, de 1 a 3 benefícios; atletas juvenis, de 1 a 5 benefícios; e atletas adultos, de 1 a 8 benefícios”, garante o secretário de Esporte.
Laércio finaliza dizendo que que a Secretaria de Esportes irá promover a divulgação do projeto nas escolas em todos os níveis de ensino com o objetivo de despertar o interesse pela prática de esportes.
Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi
Fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi