Com apoio da União, Estado confirma início do projeto de conclusão da Transbrasiliana entre Tibagi e Imbituva

O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou nesta segunda-feira (17), em reunião técnica com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, os entendimentos finais para a contratação dos projetos preliminares de implantação da rodovia. Mais uma demanda histórica de Tibagi deverá ser iniciada na atual gestão da Prefeitura de Tibagi.

O último trecho da Transbrasiliana (BR-153), nos Campos Gerais, está mais próximo de sair do papel. O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou nesta segunda-feira (17), em reunião técnica com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, no Palácio Iguaçu, os entendimentos finais para a contratação dos projetos preliminares de implantação da rodovia. Serão aproximadamente 53 quilômetros de pavimentação, com início no distrito de Alto do Amparo, em Tibagi, até Imbituva, no Centro-Sul do Estado. Mais uma demanda histórica de Tibagi deverá ser iniciada na atual gestão da Prefeitura de Tibagi.

O governo federal vai custear o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), previsto para começar nos próximos dias.

A expectativa é concluir esta fase no primeiro semestre de 2023, para começar a construção já no ano que vem. Este é o único trecho que falta dentro do Paraná para a Transbrasiliana ficar pronta.

Ratinho Junior lembrou que a conclusão da Transbrasiliana é uma demanda antiga dos paranaenses. Os projetos, lembrou ele, iniciaram na década de 1960, mas nunca foram finalizados. “Essa é mais uma importante parceria com o governo federal para melhorar a infraestrutura do nosso Estado, permitindo ao Paraná avançar na proposta de se tornar a central logística da América do Sul”, acrescentou ele.

“Estamos falando do único ponto da BR-153 que não é pavimentado. Essa obra vai trazer um desenvolvimento ainda mais acelerado para aquela parte do Paraná”, comentou o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti.

Texto: Agência Estadual de Notícias

Fotos: Ari Dias/AEN