CAPS de Tibagi realiza campanha do Setembro Amarelo

Ação tem como objetivo a prevenção e redução do suicídio. Além disso, equipe prepara dois eventos durante o mês para a conscientização sobre o problema.

03/09/2021 em SAÚDE

A Secretaria de Saúde de Tibagi, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), promove durante todo o mês a Campanha do Setembro Amarelo. O seu principal objetivo é a prevenção e a redução do suicídio.

Para conscientizar a população tibagiana sobre o tema, a equipe do CAPS prepara dois eventos que serão realizados durante o mês. O primeiro é uma carreata no dia 10 de setembro (sexta-feira) às 09h com saída em frente a Prefeitura. O segundo é uma blitz educativa no dia 17 de setembro (sexta-feira) na Praça Edmundo Mercer, 116, na esquina do banco Itaú, das 09h às 12h.

A psicóloga do CAPS de Tibagi, Vitória de Pinho Campos, afirma que o suicídio é uma doença multifatorial. Ou seja, ela é influenciada por fatores físicos, psíquicos, culturais, econômicos, sociais, situacionais e biológicos em uma pessoa que acredita que o suicídio é a única solução para um problema.

“Ele não está relacionado à coragem, mas sim ao sofrimento intenso. Há fatores capazes de aumentar o risco de suicídio, como o uso de álcool e drogas, términos de relacionamento, perdas financeiras, abuso, luto ou presença de transtornos mentais”, destaca Vitória.

A psicóloga do CAPS destaca também que existem fatores de proteção como, por exemplo, suporte social e familiar, acesso a recursos de saúde mental, entre outros.

“Se você está pensando em suicídio não precisa ter vergonha de falar ou pedir ajuda. As coisas mudam e você não irá se sentir da mesma forma para sempre, é possível se sentir melhor e já ajuda disponível. Sentir tristeza é normal e todos passamos por momentos difíceis na vida”, completa a psicóloga Vitória.

Serviço

Se você ou alguém que você conhece está com comportamento suicida procure ajuda o quanto antes. O CAPS de Tibagi conta com uma equipe técnica preparada para te acolher nesse momento difícil.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Tibagi está localizado na Avenida Fábio Fanucchi, 1709, no centro. Ele funciona das 08h às 12h e das 13h às 17h de segunda à sexta-feira. O telefone de contato é o (42) 3275-1368.

Já o Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma organização sem fins lucrativos que oferece atendimento gratuito e sigiloso para qualquer forma de sofrimento emocional. Você pode ter acesso via chat no site www.cvv.org.br ou então pelo telefone 188. O serviço funciona 7 dias por semana 24 horas por dia.

Texto e imagem: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi