A campanha de atualização dos rebanhos do Paraná de 2023 vai até 30 de junho. A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda.
De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), aqueles que não cumprirem a exigência ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.
A GTA somente será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda).
Os produtores podem fazer a atualização no sistema online pelo site ou pelo aplicativo Paraná Agro. Também podem fazer presencialmente em casas agropecuárias de Tibagi, como a Agropecuária Gomes, Batavo, Aviário Rocha, na sede, e a Agropecuária Porteira Grande, em Caetano Mendes. Qualquer dúvida, é possível procurar a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas. O acesso ao sistema também está disponível de forma direta por meio deste link.
Texto: Agência Estadual de Notícias e Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi
Arte: Divulgação