Caminhada Internacional na Natureza de Tibagi reúne diversas pessoas do Paraná e do mundo

Turista indiano participou do evento. Organizada pela Prefeitura de Tibagi, pela primeira vez a caminhada ocorreu totalmente dentro do Parque Estadual do Guartelá, através do apoio do Governo do Paraná.

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Turismo, informa que foi um sucesso a edição 2022 da Caminhada Internacional da Natureza, realizada no município no último domingo (27) no Parque Estadual do Guartelá.

Além do cânion, a caminhada também passou pelas seguintes propriedades: Reserva da Dora, Pousada Aguaraguazu, Camping da Maria, Parada do Guartelá e Sítio Sete Quedas.

“O dia colaborou e foi muito bom para essa caminhada ao ar livre. O evento foi um sucesso e diversos participantes nos cumprimentaram pela organização do evento. Gostaria de agradecer o trabalho das secretarias de Turismo, Agricultura, Meio Ambiente e Obras que forneceram equipes para que o sucesso do evento fosse absoluto”, garante o prefeito Artur Butina.

Com mais de 350 inscritos, a Caminhada Internacional da Natureza contou com a participação de diversos municípios do estado e do Brasil, como Curitiba, Ponta Grossa, Piraí do Sul, Blumenau-SC, Castro, Palmeira, Carambeí, Ortigueira, entre outros.

“Nota 100, nota 1000! Foi muito bom, super organizado e com o pessoal muito atencioso. A trilha é muito linda, com paisagens e diversos pontos para tirar fotos. Além da água, alimentação e banheiros em vários pontos. Parabéns para toda a equipe”, afirma Adriana Beraldo Lopes, empresária de Ponta Grossa.

Um turista indiano também participou da Caminhada Internacional da Natureza. Segundo Parameswaran Ramani, ele estava em Londrina com um amigo e decidiram vir prestigiar o evento. “Amei a caminhada, a natureza muito bem preservada, com uma boa trilha, e tudo bem estruturado. Parabéns para vocês que organizaram o evento”, afirma o turista.

A caminhada no Cânion Guaretlá foi excelente na minha avaliação e na dos meus colegas de equipe. Fomos em 42 pessoas de Telêmaco Borba. O circuito foi excelente, com 90% de trilhas e somente 10% em estradas rurais, e isso é muito atraente com áreas de preservação dentro do cânion e uma natureza exuberante”, garante João Maria F. dos Santos, de Telêmaco Borba, vice-presidente do Comitê Territorial Vale do Tibagi e coordenador do grupo de caminhadas Falcão Peregrino.

“Essa foi a primeira vez que a Caminhada Internacional da Natureza acontece exclusivamente dentro do Parque Estadual do Guartelá. Contamos com o apoio do Governo do Paraná, através do IAT para que isso fosse possível. Todos os participantes contribuíram de maneira exemplar e deram a demonstração de que o turismo é sim sustentável e gira a economia”, comenta o secretário de Turismo, Rhamonn Cottar.

O secretário de Turismo destaca também a participação e união de diversas empresas de Tibagi, com a presença da Associação de Produtores Rurais do Cerrado Grande, Grupo de Escoteiros Machadinho; Guartelá Ecoturismo e do Marcelo Luz. Contamos também com o patrocínio da Klabin e do Supermercado Cristal.