A canoagem pode ser considerada uma das principais modalidades esportivas de Tibagi. E o Programa Geração Olímpica do Governo do Paraná não nos deixa mentir. Isso porque 7 jovens atletas da modalidade do município vão receber uma bolsa de R$ 500 durante o período de 6 meses.
Allan Kauã da Silva Ferreira, Antony Luiz Pereira da Silva, Luiz Antônio Pereira Machado, Luiz Fernando Cordeiro, Luiz Kauã Costa de Paula e Paullo Cesar de Melo dos Santos Junior fazem parte da Escolinha Municipal de Canoagem promovida pela Secretaria de Esportes de Tibagi.
A modalidade praticada por eles é a da canoagem slalom. Alguns dos atletas tibagianos contemplados são os mesmos que conquistaram a vaga para o Campeonato Mundial de Rafting Sub-23 na Itália.
Os meninos tibagianos foram enquadrados na categoria de Bolsa Estadual, para atletas de 11 a 21 anos. Além disso, o professor André Luiz de Paula recebeu a bolsa na categoria nacional.
“Os critérios para o enquadramento do programa além do desempenho no esporte é o desempenho escolar. Isso faz com que o jovem, além de focar nos treinamentos, também fique focado nos seus estudos”, afirma o Gerente de Esportes, Rodinaldo Camargo.
Criado pelo Governo do Paraná em 2011, o Geração Olímpica é o maior programa estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta e conta com o patrocínio da Companhia Paranaense de Energia, a Copel.