Alunos de Tibagi visitam estrutura do Departamento de Física da UEPG

Com o apoio da Prefeitura de Tibagi, que forneceu o transporte para os estudantes, eles puderam conhecer quatro laboratórios de pesquisa. A ação faz parte do projeto de extensão “Física da Universidade à Comunidade”

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu 40 estudantes e quatro professores dos Colégios Irênio Nascimento e Professora Leopoldina Bittencourt Pedroso, de Tibagi, para uma visita ao Departamento de Física (Defis). A atividade faz parte do projeto de extensão ‘Física da Universidade à Comunidade’ e envolveu apresentar laboratórios e equipamentos dos cursos, além de orientar a respeito do futuro no ensino superior.

Os estudantes visitaram quatro laboratórios de pesquisa – de solos, de propriedades mecânicas dos materiais; de ótica, e de física moderna. “Esse tipo de visita já é costumeira de acontecer em diversas épocas do ano escolar”, informa o professor do Defis, Antônio José Camargo. “Colégios da região ou mesmo de Ponta Grossa nos visitam ou nós vamos até eles, onde realizamos experiências e atividades científicas, despertando o interesse dos alunos para as ciências naturais”.

A divulgação da ciência, tão maltratada nos últimos tempos, necessita de atividades que tragam o retorno da lógica e da razão, segundo Camargo. O professor enfatiza que a sociedade não praticante de ciência precisa ter retorno do que se pratica dentro da Universidade. “A humanidade só chegou nesse grau de tecnologia que vivenciamos, na medicina, engenharia e informatização, porque a ciência possibilitou esses avanços, e a Universidade não é uma Ilha, ela necessita interagir e tomar os problemas da sociedade como seus”.

Gabriela Vehragem está no segundo ano do Ensino Médio e diz que gostou de conhecer a UEPG. “Já tinha passado por aí, mas dessa vez pude aproveitar melhor, graças aos técnicos e professores, fomos muito bem recebidos”. A visita ajudou Gabriela a pensar mais sobre o futuro. “A UEPG já era a minha opção e ver como a instituição funciona e a preocupação dos educadores serviu para ter certeza de que quero cursar uma Universidade”, ressalta.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação UEPG