Além do “valetão”, recursos da Itaipu vão recuperar 20 nascentes em Tibagi

Esse foi mais um dos projetos aprovados pela empresa através do Programa Itaipu: mais que energia. O município vai receber R$ 17 mil para esta ação.

A Prefeitura de Tibagi foi contemplada com três projetos que serão financiados pelo Programa Itaipu: mais que energia. O principal deles é para a obra do “valetão” do bairro Santa Paula. Mas outro projeto importante é o que prevê a recuperação de 20 nascentes no município.

Conforme o projeto apresentado para a Itaipu, as nascentes estão tanto na área urbana como na área rural. O principal objetivo dessa recuperação é contribuir para o equilíbrio ecológico e a sustentabilidade, já que as nascentes são utilizadas de longa data pela população tibagiana.

As nascentes contempladas são utilizadas, principalmente, para o consumo humano; para o abastecimento de um reservatório utilizado para a irrigação de uma horta comunitária de um projeto social; e uma apenas para que é imprópria para o consumo.

O valor do investimento da Itaipu no projeto será de R$ 17 mil e a contrapartida do município será de R$ 3 mil.

As 20 minas recuperadas são: Projeto Mãos a Horta, Emil Lopes, Comunidade do Barreiro, Alberto Nessel, Robert Leonardi, Pierre Machado, Pedro de Oliveira, Rita Leonardi, Deoclides dos Santos, Mina da Prainha, Sidnei Carneiro dos Santos, Jean Raniely Gonçalves da Cruz, Adão Dirceu Gonçalves, Diva Gonçalves de Oliveira, Joari de Jesus Carneio, Rotatória PR-340, João Dizonei Ramos da Silva, Pedro Assis, Raphael Campos e José Laertes.

Foto: Giovagner Pires/ASCOM Pref. Tibagi