× Fechar menu
Licitação ao vivo
, clique aqui
Prefeitura Municipal de Tibagi

Agricultura de Tibagi realiza primeiro passo para a concessão de títulos definitivos em assentamentos da Reforma Agrária

Através do programa Titula Brasil, do Governo Federal, alguns lotes dos assentamentos Rancho Alegre, Nossa Senhora Aparecida II, Dona Tônia (Iapará), Vasto Horizonte e Rincão vão receber o Contrato de Concessão de Uso, documento que antecede o Título Definitivo para assentados da Reforma Agrária. Evento com a participação do INCRA será no dia 09/11 (próxima quarta-feira) às 09h no Sindicato Rural de Tibagi.

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, informa que alguns moradores de assentamentos da Reforma Agrária do município e que estão em áreas da União vão ter acesso ao documento, que é o primeiro passo para o grande sonho de receber o título definitivo de propriedade sobre o local onde trabalham.

“A regularização fundiária, tanto urbana como a rural, sempre foi uma prioridade de nossa gestão. Criamos a Secretaria de Habitação justamente para isso. No caso dos assentamentos, ficará a cargo da Secretaria de Agricultura. A atual gestão do Governo Federal sempre esteve atenta com esse assunto de regularização das terras dos assentamentos e isso é prova da atenção dada aqui aos tibagianos”, garante o prefeito Artur Butina.

Essa iniciativa faz parte do programa Titula Brasil, do Governo Federal, que foi criado para apoiar a titulação de assentamentos e de áreas públicas rurais da União e do Incra passíveis de regularização por meio de parcerias com os municípios. Tibagi realizou essa adesão através do secretário de Agricultura, Fabiano Carneiro, após receber a indicação do vereador Orlei Costa sobre a existência do programa.

“Conseguimos incluir Tibagi nesse programa após uma série de documentos que precisamos apresentar. Foi assinado também um termo de cooperação com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Foram beneficiados alguns lotes que ficam nos assentamentos Rancho Alegre, Nossa Senhora Aparecida II, Dona Tonia, Vasto Horizonte e Rincão”, afirma o secretário Fabiano.

Neste primeiro momento, será fornecido a alguns assentados o Contrato de Concessão de Uso (CCU), que é o documento que antecede o Título Definitivo para assentados da Reforma Agrária. Uma equipe do INCRA irá realizar o atendimento de todos os assentados beneficiados neste momento em um evento que acontece no dia 09 de novembro (próxima quarta-feira), às 09h no Sindicato Rural.

Uma equipe da Secretaria de Agricultura irá passar de casa em casa avisando quais os assentados foram beneficiados. “Creio ser uma grande conquista, que me deixa, sinceramente muito feliz em saber que, obviamente, junto a outras pessoas e instituições, estamos conseguindo dar bons passos em direção a entrega do título definitivo a todos”, finaliza Fabiano.

Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi
Arte e fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi

Galeria de fotos


Compartilhe nas redes sociais: