A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Saúde e do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) I, realiza na próxima quinta-feira (21) a Caminhada Pela Vida, evento alusivo ao Setembro Amarelo. A ação tem início a partir das 09h com a concentração em frente à Igreja Matriz N.S. dos Remédio.
Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio. O suicídio é uma questão multifatorial, ou seja, são vários fatores, nas mais diversas esferas da vida, que contribuem para este pensamento, tais como: fatores biológicos, psicológicos, sociais, ambientais e culturais.
De acordo com a equipe multiprofissional do CAPS de Tibagi, composta pela assistente social Thaís Alessandra Schmitt; pela enfermeira Mirian Dietrich; pela psicóloga Rosana Schiffer Cury e pelo médico Luís Fernando Pereira, a sociedade em geral pode contribuir na prevenção ao suicídio e para isto, é preciso prestar atenção em alguns sinais de sofrimento que a pessoa esteja apresentando. Muitas das vezes a pessoa que apresenta estes sinais está apenas tentando aliviar seu sofrimento.
Esses sinais podem ser comportamentais, onde se há uma mudança brusca de humor, isolamento social, desesperança, aumento de uso de álcool e outras drogas, insônia ou aumento de sono, entre outros. Há também os sinais verbais onde a pessoa fala “em breve não estarei mais”, “não posso mais aguentar isso”, “eu quero dormir e não acorda nunca mais”, “não quero mais viver”, entre outras.
Diante de tudo isto sempre ouça o outro com atenção, não julgue o sofrimento alheio, apenas acolha com afeto e sempre busque ajuda profissional.
Serviço
Setembro Amarelo – Caminhada pela Vida
Data: 21 de setembro de 2023 (quinta-feira)
Horário: a partir das 09h
Local: Concentração em frente à Igreja Matriz N. S. dos Remédios
Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi
Arte: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi