Atrativos Culturais

IMG-BLOG

Praça Leopoldo Mercer

Antiga Praça da Matriz e Praça XV de Novembro, a Praça Leopoldo Mercer ganhou este nome em 1963, como homenagem ao grande homem tibagiano, importante político e que muito ajudou no desenvolvimento do Município. A Praça foi elaborada pelo agrimensor e então prefeito Edmundo Alberto Mercer, tendo seus canteiros traçados conforme os pontos cardeais. O destaque da Praça fica por conta do Monumento às Águas do Tibagi, fonte que retrata nos desenhos em baixo relevo os ciclos da vida econômica e social do Município. Idealizados pelo arquiteto urbanista Jaime Pusch, um dos desenhos mostra o primeiro traçado do cartógrafo-agrimensor John Henry Elliot para o planejamento da cidade há mais de 150 anos.

Centro
Tibagi – Paraná

IMG-BLOG

Museu Histórico

O Museu Histórico Des. Edmundo Mercer Júnior, foi aberto ao publico no ano de 1986 e inaugurado em 3 de abril de 1987, o prédio cedido pelo Estado, foi construído em 1949, para abrigar o Fórum Municipal, onde funcionou ate as instalações do Museu Histórico O Museu possui um acervo de quase 5 mil peças , onde conta nas suas 9 salas a Historia do Município de Tibagi , com passagem pelo ciclo da mineração destacando como um do único museu do Paraná a contar como era o mergulho no escafandro. A presença dos primeiro habitantes os índios Caigangues relata em seu acervo , assim como a presença dos tropeiros , a evolução dos rádios e televisão através dos tempos. O Museu também possui espaço de pesquisa e sala de exposição temporária.

Horário de visitação:

De terça a sexta, das 8h às 11:30h das 13:00h às 17:30h
Sábados, domingos e feriados das 9h as 11:30h das 13h30h às 17h
sob Agendamento
Livre de ingresso
Grupos com mais de 30 pessoas devem realizar agendamento prévio.

Agendamento de visitas:

Telefone (42) 3916-2189
Endereço: Praça Edmundo Mercer, 52 – Centro
CEP 84300-000 – Tibagi – Paraná

museu@tibagi.pr.gov.br
IMG-BLOG

Palácio do Diamante

Palácio do Diamante, atual sede da Prefeitura Municipal, é uma construção da década de 30, encomendada pelos Padres Redentoristas. A casa foi projetada pelo construtor civil alemão Dr Max Staudacher, nascido na cidade de Aslen Wurtemberg, Alemanha. Com arquitetura eclética, abrigou por 50 anos os padres seminaristas e foi objeto de permuta entre a diocese de Ponta Grossa e o Poder Executivo desta cidade, para que nela fosse instalada a Prefeitura do Município de Tibagi.

É aberta para visitação mediante agendamento prévio pelo telefone 0800 643 1388, para grupos de no mínimo 30 pessoas.

Praça Edmundo Mercer – centro
(42) 3916-2200

www.tibagi.pr.gov.br
IMG-BLOG

Casa da Cidade

A Casa da Cidade, construção histórica localizada na Praça Edmundo Mercer, passou por uma revitalização e foi reinaugurada em março. O prédio passou a abrigar o Departamento de Cultura e o Conservatório Municipal, mas já foi sede de muitas outras iniciativas no município. Para contar um pouco sobre esta passagem, o Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Junior juntamente com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, através da coluna de fatos históricos, Aconteceu!, foi resgatar essa história.

No ano de 1916 O Coronel Telêmaco Borba, então prefeito de Tibagi baixou um decreto desapropriando um terreno dos padres estigmatinos, para nele ser construído o Mercado Municipal. A obra logo se iniciou, mas devido a acontecimentos posteriores jamais foi terminada e usada para a finalidade a qual se pretendia. Anos mais tarde, em 1938, a administração do Dr. Edmundo Mercer Junior reconstruiu e adaptou o prédio para que nele fosse instalada a Prefeitura Municipal de Tibagi e a Câmara Municipal. “Na época, a demanda de espaço era muito menor, e os dois poderes dividiram o mesmo prédio durante muitos anos”, destaca o diretor do Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior, Nery Assunção.

Somados aos dois poderes, a estrutura abrigou a partir de 1984 os ensaios da primeira formação da Banda Municipal de Tibagi, que funcionava em uma sala nos fundos do prédio. O primeiro maestro, José da Cruz Machado, organizou os primeiros trabalhos e mais tarde a banda levaria seu nome em reconhecimento a este esforço. No mesmo prédio funcionou na década de 80 a primeira agência do Banco do Brasil, em espaço cedido pelo executivo municipal. No ano de 1996, a Prefeitura adquiriu o prédio onde até hoje funciona a sede do executivo, que era o antigo mosteiro dos padres redentoristas, reformou e adaptou a estrutura para receber o que se tornou o Palácio do Diamante. A Casa da Cidade continuou abrigando alguns departamentos do executivo e o poder legislativo. Em 2007, a Câmara de Vereadores inaugurou sua sede própria, e deixou o prédio para ocupar nova sede da secretaria de Finanças, finalmente destinando a Casa da Cidade integralmente ao Departamento de Cultura do município, onde são ofertadas gratuitamente aulas de dança, música, pintura e banda escola à comunidade tibagiana.

A Casa da Cidade, construção histórica localizada na Praça Edmundo Mercer, passou por uma revitalização e foi reinaugurada em março de 2014. Construída originalmente como Mercado Municipal, o prédio abrigou a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores. Passou então a abrigar o Departamento de Cultura e o Conservatório Municipal.

Praça Leopoldo Mercer- Centro
(42) 3916-2187

www.tibagi.pr.gov.br
IMG-BLOG

Caixa D'água

O local da construção, em frente ao Clube Estrela da Manhã, foi escolhido por ser próximo ao centro da cidade e devido às inúmeras minas d’água de excelente qualidade da região. Parte dessa água era direcionada ao sistema de tratamento, que depois de ‘potabilizada’ era bombeada até o reservatório central que ficava onde atualmente está o fórum, na Rua Frei Gaudêncio. Dali a água era distribuída para a população da cidade. “A famosa caixa d’água por muitos anos ficou na lembrança dos tibagianos”, acentua Assunção. A Sanepar assumiu oficialmente o Sistema de Abastecimento de Água de Tibagi em 5 de março de 1975, por meio do contrato de concessão nº 145/75. No início o tratamento da água acontecia na ‘prainha’, no lugar onde anos mais tarde foi instalada a antiga piscina pública.

Em 1978, a Sanepar construiu um novo reservatório no ponto mais alto da cidade na Chácara Nequinho que também passou a receber água tratada da ‘prainha’. Em 1980, com o crescimento da cidade, a unidade de tratamento de água da prainha foi desativada com a inauguração da nova Estação de Tratamento que foi construída ao lado do reservatório na Rua Coronel Espírito Santo / Chácara Nequinho, endereço atual da Sanepar de Tibagi. Em 1985, a companhia assumiu os sistemas de abastecimento de São Bento do Amparo e Caetano Mendes. Em novembro de 2006, também assumiu o sistema de Alto do Amparo.

Rua Coronel Telêmaco Borba – Centro

IMG-BLOG

Biblioteca Pública Municipal

A biblioteca pública é o centro de informações da comunidade, ela serve de lugar para a comunidade se encontrar, conversar, trocar informações, saciar curiosidades, ampliar conhecimentos, instruir-se ler livremente. Ela é do público e por ele deve ser freqüentada. No entanto, para atender seus usuários, a biblioteca pode valer de diversos recursos, buscando a informação em outros locais ou orientando seus leitores nessa busca. Poderá também orientar o pesquisador sobre o local onde se encontra o documento de que precisa, como deverá atender todos que a procuram, independente do nível de instrução ou camada social. Mesmo com as desigualdades sociais não superadas, o acesso aos livros e a leitura fortalecerá a capacidade de cada cidadão no futuro, construindo uma sociedade mais justa e igualitária.

Rua Ana Beje- Centro em frente a Pç Edmundo Mercer, 256
(42) 3916-2199

tibagibpm@bpp.pr.gov.br
IMG-BLOG

Parque Passo do Risseti

Foi inaugurado em 18 de março de 2.003 juntamente com o Parque Ecológico Passo do Risseti. Mais uma opção de lazer aos tibagianos e turistas que visitam o município e que gostam de estar em contato com a natureza. Um belo lago, parque infantil, trilhas para caminhada e a Casa do Colono compõe esse espaço de natureza e história. O museu mostra os costumes de imigrantes europeus e da atividade tropeira. A casa foi construída no início do século XX e mantém traços da arquitetura daquele país e objetos também do início do século passado. Além do Sótão do terror que reserva muitas surpresas...

Parque Passo do Risseti
(42) 3916 2189

museu@tibagi.pr.gov.br
IMG-BLOG

Centro de Informações Turísticas

Ao chegar em Tibagi, o turista deve visitar um dos Centros de Informações Turísticas. Desta forma, além de possibilitar à Secretaria de Turismo a continuidade das pesquisas de demanda e um controle estatístico da visitação no município, o turista recebe o Guia do Turista em Tibagi, e se informa de serviços, atrativos e regras de segurança para uma viagem tranquila e proveitosa.

Rua Herbert Mercer, 300. Centro – Tibagi - Ao lado do portal