Atrativos Naturais

IMG-BLOG

PARQUE ESTADUAL DO GUARTELÁ

Nesse passeio você vai desbravar e descobrir os encantos desse atrativo natural que é considerado o 6º maior Cânion do mundo, levando em conta sua extensão de 32 km e desníveis de até 450 metros. Criado em 1992 com o objetivo de assegurar a preservação dos ecossistemas típicos o Parque Estadual do Guartelá abriga em seu território o Cânion do Rio Iapó, além da impressionante Cachoeira da Ponte de Pedra, que apresenta a formação de uma ponte cortando a queda e os Panelões do Sumidouro, verdadeiras banheiras de hidromassagem naturais.

Continue lendo
IMG-BLOG

ITÁYTYBA ECOTURISMO

A Aldeia dos Pioneiros da Fazenda Ponte Alta, projeto turístico voltado à hospedagem, gastronomia, turismo rural e ecoturismo, está localizada na Rodovia Transbrasiliana (BR153) a 986 m acima do nível do mar, de onde se avista a pujança dos campos gerais, suas lavouras e matas preservadas, o Vale do Rio Fortaleza e a cidade de Tibagi. O Centro de Recepção de Itáytyba Ecoturismo está localizado nesta área, de onde podem ser obtidas informações sobre passeios e atividades de lazer, hospedagem e alimentação, bem como dicas e cuidados para preservação ambiental. As atividades de lazer, em agradável convívio com a família ou com os amigos, se estendem aos Caminhos de Arenitos e Cachoeiras de Itáytyba, percorrendo trilhas ecológicas e estradas rurais até chegar ao Mirante do Canyon Guartelá, onde o cenário agreste é enriquecido pela mata ciliar preservada que acompanha as águas do Rio Iapó, tendo ao fundo dos paredões abruptos de um Canyon de rara beleza.

BR 153 – KM 184,4 – Estrada para Ventania
(42) 3275-2137

www.itaytyba.com.br
IMG-BLOG

SAFARI’S FARM

O Safari’s Farm é um recanto ecológico criado no meio da mata nativa aonde você pode desfrutar de uma gastronomia tropeira no meio dos animais exóticos. O hotel existe desde 2001, trabalhando com day-use e pernoite. Esta situado na região dos Campos Gerais, dentro da conhecida Fazenda da Praia no munícipio de Tibagi/Pr. Funciona aos finais de semana e feriados, as atividades são Cavalgada, Trilhas, Charrete, Mirante, Camping, Monjolo, Sala de Jogos, Pousada, Restaurante, Bar, Balanças, Animais Exóticos, Animais Domésticos, Hospedagens, Água Mineral e muito mais.

Oferece serviço de hospedagem para os visitantes. Os quartos ficam situados em uma ampla área verde, com diversas estruturas de lazer e projeto paisagístico especial, o que dá ao visitante uma sensação de imersão na natureza e uma viagem inesquecível ao mundo do safari. São apartamentos, divididos em ambientes exclusivos tanto para adultos como para crianças sendo categorias luxo. As instalações incluem ainda restaurante, brinquedoteca, salão de jogos, sala de TV, e estrutura para eventos. Em feriados e datas comemorativas, o hotel conta ainda com uma programação especial e temática.

BR 376 (Rodovia do Café), Km 454
(42) 3227-3797

www.safarisfarm.com.br
IMG-BLOG

Morro da Comuna

Localidade do Barreiro, a 12 km da sede (Estrada sentido Salto Santa Rosa e Puxa Nervos)
(42) 99972-4867

www.fvlp.esp.br
IMG-BLOG

Sítio Sete Quedas

Possui o destino certo para quem aprecia a natureza. Contamos com dois complexos de preservação da geobiodiversidade: o Sítio Sete Quedas, com 16 alqueires ao lado do Parque Estadual do Guartelá e o Mato da Toca, dentro do Canyon Guartelá com uma área de 21 alqueires compostos por vegetação relictual, conservando a história da natureza para ser resguardada e admirada por todos.

PR 340, a 20 km de Tibagi (próximo ao Parque Estadual do Guartelá)
(42) 98874-7430

IMG-BLOG

Recanto Ecológico da Dora

O Recanto Ecológico da Dora fica localizado no município de Tibagi, Estado do Paraná, na região dos Campos Gerais. Dá-se acesso pelo Portal de Entrada do PARQUE ESTADUAL DO GUARTELÁ, com o qual também faz divisa de cerca. São 30 alqueires de rica fauna e flora. Cortado pelo “Arroio do Pedregulho”, o mesmo que forma a cachoeira da “ponte-de-pedra” no Canyon Guartelá, possui em seu leito várias cachoeiras com excelentes pontos para banho.

Visitação e Camping

De estrutura simples mas acolhedora, proporcionamos ao campista ou visitante um contato íntimo com a biodiversidade dos Campos Gerais. Nossa estrutura é rústica, temos uma cozinha comunitária com geladeira e fogão à lenha, banheiros masculinos e femininos, todos com água quente e as áreas de camping contam com pontos de luz, tomadas e pias.

Rodovia PR 340 – KM 42 – Guartelá
(42) 99166-8981

IMG-BLOG

Morro do Jacaré

O município possui ainda dois grandes morros. O morro do jacaré e da comuna foram descobertos pelos praticantes de parapente em 2007, e fez com que a cidade entrasse rapidamente para o cenário nacional do esporte. Tibagi sediou a primeira etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Parapente e contou com a presença de mais de 100 competidores.

Localidade do Barreiro, a 12 km da sede (Estrada sentido Salto Santa Rosa e Puxa Nervos)
Horário de funcionamento das 10:00 ás 17:00
Sábados, domingos e feriados
(42) 3275-2522
(42) 99143-1254

IMG-BLOG

Fenda do Nick

A fenda do Nick, ou simplesmente, “A Fenda”, foi descoberta não faz muito tempo na área rural de Tibagi-PR, durante as medições de uma propriedade rural. Alguns dizem que é erosão, outros, uma falha geológica, uma rachadura na rocha, com cerca de um quilômetro de extensão e altura variando de 10 a 60 metros.

A Fenda foi descoberta por moradores locais e não é muito divulgada. Para conhecê-la é necessário guia. Acreditam-se que originou-se de movimentos tectônicos pequenos e por isso a distância entre os paredões é de no máximo 1,5 m. A altura dos paredões tem cerca de 30 m e sua extensão é de quase 1 km, dividida em 3 partes, onde a terceira só dá para chegar de rapel. Conhecemos a primeira e segunda parte, apenas. Sinceramente, o local parecia cena do filme ‘Avatar’.

A Fenda do Nick é uma atração fantástica indescritível e emocionante, um abismo simplesmente encantador com rara beleza. Com trinta minutos de caminhada por trilha em mata nativa, os aventureiros chegarão ao início do terceiro lance da fenda onde encontrarão o Portal de Entrada, cenário comparável somente a grandes produções cinematográficas.

Localidade do Guartelá
42 98874-7430 (Claro)

contato@trilhasguartela.com.br www.guartela.tur.br/ facebook.com/ParadaDoGuartela
IMG-BLOG

Trilha do Índio

A Trilha do Índio fica em uma propriedade vizinha ao Parque e tem cerca de 4 km de extensão. As pinturas rupestres, segundo o guia, são maiores, mais conservadas e mais bonitas que aquelas encontradas dentro do Parque do Guartelá. A trilha é de fácil acesso e a vista do Cânion Guartelá é garantida.

Localidade do Guartelá
42 98874-7430 (Claro)

contato@trilhasguartela.com.br www.guartela.tur.br/ facebook.com/ParadaDoGuartela
IMG-BLOG

Salto Santa Rosa

A pouco mais de 18 km do centro de Tibagi, seguindo por uma estrada cascalhada com lindos visuais, formado pelo rio Santa Rosa, com uma queda de 76 metros de desnível, o Salto Santa Rosa forma uma belíssima piscina natural. O local que abriga a cachoeira, conta ainda com trilhas para ecoturismo, pousada e área de camping, além do clima misterioso que paira no ar, pois, segundo moradores, costuma aparecer à imagem de um padre diante das águas.

Descrição

O Salto Santa Rosa destaca-se pelo seu tamanho e volume de água. Infelizmente não é possível banhar-se na piscina natural que forma-se na cachoeira, mas só de se sentar nas pedras e apreciar a beleza deste local, sentindo as gotículas de água que pairam no ar pelo impacto da queda e chega ao nosso rosto através do vento, já vale a pena o passeio.

Como Chegar

Do centro de Tibagi, são pouco mais de 18 km até o salto, sendo 6 km de pavimentação poliédrica e o restante de cascalho, com razoável conservação. O acesso pode ser feito por qualquer tipo de veículo pela Rod. Caetano Mendes. Existem várias placas indicando o local.

- A área é de propriedade particular e paga-se uma taxa para visitação.

Localidade do barreiro, a 18Km de Tibagi

42 98812-1266

IMG-BLOG

Salto Puxa – Nervos

A pouco mais de 18 km do centro de Tibagi, seguindo por uma estrada cascalhada com lindos visuais, das águas do arroio Puxa Nervos, nasce um salto de aproximadamente 50 metros de desnível.

Descrição

Saindo da sede da fazenda que abriga o Salto, caminhando 600m por uma fácil trilha, com direito a pontes de madeira e metálica, chega-se ao majestoso salto, incrustado entre apertadas paredes rochosas, cobertas de diferentes espécies vegetais, o que o torna ainda mais especial. Se o Puxa-Nervos não se destaca propriamente pelos locais para banhos, já que a água cai por sobre as pedras, é um local de visual muito bonito e que é excelente para a prática de Rapel.

Como Chegar

Do centro de Tibagi, são pouco mais de 18 km até o salto, sendo 6 km de pavimentação poliédrica e o restante de cascalho, com razoável conservação. O acesso pode ser feito por qualquer tipo de veículo pela Rod. Caetano Mendes. Existem várias placas indicando o local.

- A área é de propriedade particular e paga-se uma taxa para visitação e estadia. - Para maiores informações é só ligar nos telefones (42) 3916-2150, (42) 98813-4669.

Localidade do Barreiro, a 18Km de Tibagi

(42) 98813-4669
(42) 3916-2150

IMG-BLOG

Mato da Tóca

Quem pretende desbravar o cânion não pode deixar de conhecer a região rica em história, cultura, fé e misticismo. O local apresenta várias trilhas com duração de duas a oito horas de caminhada em contato direto com a biodiversidade regional.

- Para conhecer é necessário contratar um guia de turismo autorizado.

Localidade do Guartelá
42 99971-1530 (TIM)
42 98874-7430 (Claro)

contato@trilhasguartela.com.br www.guartela.tur.br/ facebook.com/ParadaDoGuartela




* As informações desta página foram repassadas através dos próprios proprietários

IMG-BLOG

Ladeira do Paredão

A ladeira do paredão dá acesso ao rio Tibagi proporcionando ao visitante a contemplação de um encantador espetáculo da natureza, o pouso das garças que, como sendo combinado, têm hora certa de se encontrarem para desfrutarem do repouso diário. O local é repleto de belezas naturais, assim como as três belas ilhas que podem ser avistadas no centro do rio. Ao lado esquerdo da ladeira, encontra-se a Ladeira da Nhá Cota com chafariz denominado “boca-de-leão”, mirante com vista para o rio e gruta artificial em homenagem a padroeira Nossa Senhora dos Remédios. Uma excelente alternativa de turismo para quem deseja fazer caminhadas ou apenas meditar contemplando as belezas locais.