Biblioteca Pública

Horários:

Segunda a sexta-feira das 8h ás 11:30h - 13h ás 17:30h

Secretaria: (42) 3916 2199

Email: tibagibpmbpp.pr.gov.br

Praça Edmundo Mercer, 256

Cep 84.300-000

A biblioteca pública é o centro de informações da comunidade, ela serve de lugar para a comunidade se encontrar, conversar, trocar informações, saciar curiosidades, ampliar conhecimentos, instruir-se ler livremente. Ela é do público e por ele deve ser freqüentada.

No entanto, para atender seus usuários, a biblioteca pode valer de diversos recursos, buscando a informação em outros locais ou orientando seus leitores nessa busca. Poderá também orientar o pesquisador sobre o local onde se encontra o documento de que precisa, como deverá atender todos que a procuram, independente do nível de instrução ou camada social.

Mesmo com as desigualdades sociais não superadas, o acesso aos livros e a leitura fortalecerá a capacidade de cada cidadão no futuro, construindo uma sociedade mais justa e igualitária.



SEJA SÓCIO DA BIBLIOTECA. É FÁCIL !


Documentos Necessários


Adulto: Carteira de identidade ou CPF | Talão de luz ou água
Infantil: Certidão de Nascimento ou Identidade | Talão de luz ou água (Se você tem menos de 16 anos, compareça com um responsável)


Serviço de Empréstimo


Para utilizar o serviço de empréstimo domiciliar de livros e ter acesso aos materiais, o usuário deverá fazer sua Carteira de Leitor.

Normas para inscrição de leitor e empréstimo de livros:
O usuário é responsável por sua Carteira de Leitor, que é pessoal e intransferível;
Para fazer empréstimo de livros é imprescindível a apresentação da Carteira de Leitor;
A Biblioteca deve ser notificada em caso de mudança de endereço, furto ou perda da Carteira de Leitor, na Seção de Inscrição e Empréstimo com Angela;

Emissão da 2ª Via:
Após a notificação será emitida a 2ª Via da carteira, mediante apresentação de:
Documento de Identificação;
Doação de um pacote de papel sulfite, cartolina ou folha de EVA;
Dirija-se a mesa de Empréstimo com os livros que deseja retirar, apresentando a Carteira de Leitor.
Pode se tomar por empréstimo até três livros de cada vez, desde que sejam títulos diferentes.
O prazo é de 14 (quatorze) dias, podendo ser renovado por mais uma vez, pelo mesmo período, com exceção dos livros em atraso e dos indicados para concursos vestibulares, por razões de interesse coletivo.< br /> Os livros são emprestados com absoluta confiança: o usuário é responsável pela guarda e devolução dos mesmos na data indicada e nas mesmas condições do empréstimos.
Na ocasião do empréstimo, o usuário recebe uma data para devolvê-los.
O livro emprestado deve obrigatoriamente ser devolvido.
Se na data da devolução não houver expediente na Biblioteca, os livros devem ser devolvidos no primeiro diá útil seguinte.
Para renovação ligar para a Biblioteca, o número do telefone encontra-se no verso da Carteira do Leitor.
Vencido o prazo, o usuário paga “multa” que será estipulada pelo responsável do empréstimo podendo ser papel sulfite, cartolina, canetas, folhas de EVA, etc.
Não conta feriado, sábado e domingo. Se houver dano, furto ou extravio do livro emprestado é obrigatória a reposição com título igual. Em caso de edição esgotada, a reposição deve ser feita com livro de assunto e valor equivalente ao extraviado, conforme indicação da biblioteca.
O leitor só fará um novo empréstimo somente após regularizada a situação.

ATENÇÃO

De acordo com as “normas para inscrição de leitores e empréstimos de livros” da Biblioteca, o prazo de empréstimo dos livros indicados para os concursos vestibulares é de 10 dias, não podendo haver renovação por razões de interesse coletivo.

DOAÇÕES

São de interesse da Biblioteca, materiais em bom estado de conservação e paginação completa, livros atuais, documentos de valor histórico, obras raras e livros de literatura.
Materiais incompletos enciclopédias, livros de direito e técnicos desatualizados, assim como livros didáticos já preenchidos ou rasurados não interessam ao acervo.
Materiais mutilados e/ou contaminados são descartados, exceto obras raras. Todas as doações recebidas podem ser aproveitadas em Bibliotecas sucursais, itinerantes, escolares e comunitárias. Uma vez doados, os materiais não serão devolvidos.
A Biblioteca oferece também alternativas para incentivar a doação de livros. Os usuários que não devolveram os livros e possuem multas, por exemplo, têm a possibilidade de negociação por meio da doação de livros.

Localização

Vídeo

  • Prefeitura de Tibagi
  • Prefeitura de Tibagi
  • Prefeitura de Tibagi
  • Prefeitura de Tibagi
  • Prefeitura de Tibagi
  • Prefeitura de Tibagi
  • Prefeitura de Tibagi
  • Prefeitura de Tibagi
  • Prefeitura de Tibagi
  • Prefeitura de Tibagi
  • Prefeitura de Tibagi
  • Prefeitura de Tibagi
  • Prefeitura de Tibagi
  • Prefeitura de Tibagi
  • Prefeitura de Tibagi