Tibagi realiza ação de enfrentamento a dengue no bairro Sagrada Família

Foi utilizada a bomba costal que mata o aedes aegypti, mosquito transmissor da doença

03/07/2020 em SAÚDE

Nesta quinta-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Sanitária, fez uma ação de enfrentamento a dengue no bairro Sagrada Família. Foi utilizada a bomba costal, que é liberada quando ocorrem três notificações positivas da doença, dentro de um raio de 300m, em um período de 10 dias.

O coordenador de zooneses, Pedro Teider, explica que a pulverização não pode ocorrer em toda a cidade, devido ao produto utilizado causar desequilíbrios ambientais. "O veneno funciona da seguinte forma: após ser passado, ele atraí os insetos, como o aedes, culex, que vem e acabam morrendo ao entrar em contato. O problema de passar em toda cidade é principalmente pela questão de outros insetos como, por exemplo, borboletas, abelhas que também se atraem pelo cheio e acabam morrendo", disse.

Em Tibagi, o produto foi aplicado no final da tarde, horário em que o mosquito está circulando e picando a população. No período da manhã, agentes de endemias visitam as casas de pacientes positivados, passam orientações e conferem como está a situação quintal e explicam como ocorrerá a aplicação do veneno.

As orientações são de que a partir das 16h ninguém circule na rua e de que animais domésticos e seus potes de água e de comida fiquem fechados. A pessoa que não puder sair de casa, precisa ficar fechado em um quarto entre 30 e 40 minutos, que é o tempo que o veneno fica no ar. É importante que as portas e janelas fiquem fechadas.

Atualmente Tibagi conta com 50 casos de dengue. Para o enfrentamento da doença, a Vigilância Sanitária criou um canal de denúncias através dos telefones 3916-2168 ou o 3275-2671. "Essa é uma das formas que encontramos para fiscalizar e eliminar possíveis focos do aedes aegypti no município", informa a gerente da Vigilância Sanitária, Ana Luiza Pedroso.