SMS monta estrutura especial para vacinação da gripe

Neste primeiro momento, apenas idosos e profissionais da saúde recebem a imunização

23/03/2020 em SAÚDE
SMS monta estrutura especial para vacinação da gripe

Teve início nesta segunda-feira (23), a campanha de vacinação contra a gripe para idosos e profissionais da área da saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um esquema especial para a ação, que foi feita na parte externa das unidades de saúde, com tendas e cadeiras afastadas com a distância correta para evitar a aglomeração. A SMS destaca que a vacina não previne contra o Coronavírus, ou Covid-19, mas protege contra outros vírus influenza.

Regiane Machado foi levar seus pais tomarem a vacina e destacou a relevância do ato para o grupo de risco e também ressaltou que a família está em casa em quarentena contra o Covid-19 e saiu de casa apenas para a vacinação. A vacinação para os idosos é muito importante, principalmente nesse momento em que estamos passando. Meu pai está com 91 e a mãe com 88. Estamos em casa, saímos de carro para fazer a vacinação, para prevenir eventuais complicações de uma gripe comum, já que o inverno está chegando. Estamos em quarentena em casa, só eu que saio para algumas coisas de necessidades básicas e estamos nos virando com o que a gente tem em casa, usando a criatividade”, disse.

Para os acamados ou aqueles que não puderem se locomover, a SMS fará uma força tarefa para imunizar esses pacientes em casa. Algumas visitas poderão ocorrer aos sábados, ficará a critério da equipe responsável. O objetivo é facilitar o diagnóstico do Coronavírus e evitar a sobrecarga do sistema de saúde.

A partir do dia 16 de abril a campanha terá como alvo professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos. A partir de 9 de maio será o período para crianças entre seis meses e seis anos, grávidas, puérperas, pessoas com 55 anos ou mais, população indígena e pessoas com deficiência.