SMS e SESA investigam mortes de macacos na região do Guartelá

Animais serão encaminhados para avaliação no laboratório central do Estado para confirmação ou não de possível contaminação pelo vírus da febre amarela da febre amarela

20/05/2019 em SAÚDE
SMS e SESA investigam mortes de macacos na região do Guartelá

No último sábado (18), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria de Estado de Saúde (SESA) se dirigiram à região do Guartelá em busca de dois macacos mortos com a suspeita de terem contraído febre amarela. Os animais serão enviados para o laboratório central do estado para que sejam feitos exames que confirmem ou não as mortes pelo vírus.

O secretário municipal de Saúde, Wilson Silva, participou da busca pelos animais e ressalta a importância da população vacinar-se. “A morte dos macacos alarma o nosso município de que o vírus da febre amarela pode estar aqui. Por isso é importante que quem não é vacinado busque a unidade de saúde para garantir a imunização”, afirma.

A orientação também é para que a população não mate os macacos, pois eles não transmitem a doença.

Assim que saiam os resultados dos exames a comunidade será informada se os primatas foram mortos ou não por febre amarela.