Primeira Vaca Mecânica foi inaugurada em 1986

ACONTECEU!
Primeira Vaca Mecânica foi inaugurada em 1986

A Prefeitura de Tibagi reinaugurou nesta semana o Centro Municipal de Alimentação, com reabertura da Vaca Mecânica, que passa a produzir mais de 3 mil pacotes de leite de soja a serem distribuídos à rede municipal de ensino e entidades locais. A vaca mecânica havia sido inaugurada em Tibagi em 1986, e atendeu a comunidade tibagiana durante muitos anos. Para contar um pouco desta história, a coluna Aconteceu! foi buscar informações sobre esta importante iniciativa.

O nome vaca mecânica é na verdade a nomenclatura escolhida para definir um equipamento utilizado para extrair leite de soja a partir do referido grão. Esta ideia surgiu em 1977 quando o professor Roberto Hermínio Moretti, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (FEA), a pedido da primeira-dama de Mato Grosso à época, começou a estudar uma maneira de extrair leite de soja de modo prático e a baixo custo.

O programa sofreu um revés quando o general-presidente João Batista Figueredo provou o leite de soja e disse que era horrível. Mas nem mesmo este golpe foi capaz de impedir o pesquisador de buscar a implantação desta idéia de produzir alimentos ricos e baratos, que poderiam complementar a alimentação, principalmente de crianças.

Desta forma, o projeto foi aos poucos ganhando visibilidade, e passou a ser instalado em muitos municípios brasileiros, devido ao baixo custo do investimento e da manutenção. Após ser implementada em várias cidades do Brasil, a vaca mecânica provou a possibilidade de produzir merendas escolares nutritivas a custo acessível. Após passar por diversas melhorias, o invento encontra-se hoje em sua terceira geração, e ainda existe em centenas de localidades.

No ano de 1986, o então prefeito José Tibagy de Mello inaugurou a Vaca Mecânica em tibagi, projeto que na época visava atender com leite de soja as famílias carentes da cidade, alem da rede municipal de ensino, atingindo também os distritos de Caetano Mendes , Alto do Amparo e Ventania. A produção diária atingia mil litros de leite de soja, e com o tempo dobrou a produção, atingindo dois mil litros por dia. Nesta mesma época foi criada a Padaria Comunitária, que produzia pão para as famílias.

Dados de 1993 mostram que na época era produzidos cerca de 600 litros de extrato com 60 quilos de soja, o que demandava dois sacos de soja por dia, e o alimento produzido era suficiente para atender as necessidades do município. Os resíduos de soja era distribuídos para as donas de casa para que pudessem fazer pão, bolo e arroz doce. Funcionava também a padaria com novos equipamentos onde eram aproveitados os resíduos de soja na fabricação de produtos panificados para a merenda escolar, e mais tarde foi adquirida uma máquina para confeccionar macarrão.

No ano de 2000, a Vaca Mecânica foi reativada , na adminsitração do então prefeito Homero Talevi Campos, transformando a iniciativa no atual Centro Municipal de Alimentos, com a fabricação e distribuição de macarrão, pão, suco e leite.

Pesquisa: Nery Aparecido Assunção
Fonte: wikipedia.org e Embrapa