Prefeitura recebe artesãs da Atiart

Integrantes da associação vieram conversar com o executivo sobre a atual situação da entidade e pedir apoio

Prefeitura recebe artesãs da Atiart

O prefeito Rildo Leonardi e a vice-prefeita, Helynez Santos Ribas, participaram, na manhã desta quinta-feira (7), de uma reunião com a diretoria e integrantes da Associação Tibagiana de Artesanato (Artiart). Elas vieram em busca de soluções para impedir que a associação seja fechada. Desde 2017, por um problema da Artiart com o Tribunal de Contas, a Prefeitura não pode mais efetuar o repasse à entidade.

A presidente da Artiart, Dulce de Fátima Silva, relatou que as dívidas da instituição superam os R$ 17 mil e também explicou como a associação chegou até está situação. “O que vivemos hoje no artesanato foi causada em 2012 por um recebimento indevido, por uma funcionária, condenado pelo Tribunal de Contas. E por dois anos a gente tem que sobreviver com as vendas de trabalho e suas porcentagens”, disse.

Devido a isso, a gente teve que priorizar algumas coisas, que seria o pagamento das artesãs associadas e compra de alguns materiais, pois ficamos sem nada. Como é uma instituição sem fins lucrativos, a gente não tem muito lucro nas peças que a gente faz”, complementou.

O prefeito afirmou que dará o apoio que estiver o alcance do executivo para que o Artesanato não feche suas portas. “Em 36 anos da associação este é o momento mais delicado que elas enfrentam. O Artesanato é um dos principais atrativos de nosso município e foi fonte de renda para muitas famílias. Vamos fazer o que está ao nosso alcance para impedir que este triste fato aconteça”, destacou Leonardi.

Como soluções encontradas, o executivo abrirá espaço para as artesãs exporem seus materiais durante eventos da Prefeitura. O município também buscará capacitações para a equipe.