Prefeitura lança Programa de Proteção de Nascente no Rincão

Paralelo ao lançamento, foi realizada a quinta ação do programa neste ano

A Prefeitura Municipal, através das Secretarias Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e departamento de Habitação, em parceria com a Emater, realizou o lançamento oficial Programa de Proteção de Nascentes, em uma propriedade da comunidade de Rincão, na manhã desta quinta-feira (09). Prestigiaram o evento o prefeito Rildo Leonardi, a vice-prefeita, Helynez Santos Ribas, e o vereador João Paulo Ribas que representou o poder legislativo.

O prefeito comemora o lançamento do programa e afirma que a intenção é levar água de qualidade para mais comunidades. “Já fizemos alguns processos desse no município, mas esse é o lançamento oficial do programa. Vamos mostrar além da proteção de nascente, um sistema de tratamento das águas. Algumas minas podem estar contaminas e com um sistema simples, que as pessoas podem fazer nas suas chácaras, não terá mais esse problema no meio rural. Se vamos ter água tratada em Tibagi, também teremos na comunidade do Rincão e em muitas outras áreas que nós vamos levar esse projeto”, declara Leonardi.

A atividade foi feita na propriedade do seu Vicente dos Reis Francelino que produz merenda escolar e entrega para vários municípios da região. De acordo com ele, com a nascente protegida, a água irá ajudar na economia da família. “Vai melhorar nossa saúde, dos nossos filhos. Nós temos uma preocupação com a merenda escolar, então irá melhorar para nós e para quem recebe o nosso produto. Vai ser uma satisfação de 100%”, conta animado o produtor.

A vice-prefeita acompanhou de perto e destaca que a parceria com a Emater trouxe informações úteis para os pequenos produtores. “É um programa bastante importante para as pessoas que moram na área rural, porque você preserva a sua água e agora com esse novo incentivo, esse novo repasse de informações, as pessoas da área rural também terão água com qualidade”, afirma Helynez.

Os pequenos agricultores da localidade receberam também uma palestra com Luciano Mehry e Jurandir de Campos, da Emater, com explicações e informações sobre o tratamento da água.

Como é feito

Para receber a proteção, a nascente primeiramente passa por uma limpeza que retira o excesso de material, como raízes e barro. Em seguida, é preparada uma solução com cimento e terra para o reboco e calçamento com pedras irregulares para que a água circule no meio das pedras. Após isso, é feito um dreno no fundo com um cano maior, de 100 mm, dependendo do volume que sai da água, que será responsável pela limpeza da mina. Um pouco acima desse cano de limpeza está a captação de água que será aproveitada para a propriedade e, num nível um pouco mais elevado, os canos para o excesso de água que não está sendo aproveitada. Todos esses canos possuem telas para evitar a entrada de insetos. No ato de construir essa parede, na parte mais alta, é fixado um cano com tampa, que será aberto para colocar cloro e fazer a desinfecção da mina.

Quem tem interesse em participar do programa ou conhecer mais sobre ele, pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, através do telefone (42)3916-2213.