Prefeitura conhece proposta para Plano de Mobilidade Urbana desenvolvido por instituto federal

Representantes do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura (ITTI), da Universidade Federal do Paraná, vieram apresentar a metodologia desenvolvida pela equipe, corpo técnico e os objetivos em relação ao município

Nesta quinta-feira (09) o prefeito Rildo Leonardi teve uma conversa inicial com representantes do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura (ITTI), da Universidade Federal do Paraná. Eles vieram apresentar os trabalhos desenvolvidos pela equipe e o que pretendem executar relativo ao Plano de Mobilidade Urbana do município.

O prefeito ficou entusiasmado com a metodologia utilizada e com as facilidades que uma equipe, totalmente técnica e capacitada, pode oferecer. “Sabemos da importância do Plano de Mobilidade Urbana e conhecer o métido, tão bem executado, por profissionais muito capacitados, nos daria uma maior segurança para efetivar o nosso projeto. Seria um grande apoio e teríamos um plano totalmente adequado às reais necessidades do nosso município”, avaliou Leonardi

A coordenadora executiva de projetos do ITTI e mestre em planejamento urbano, Luziane Machado Pavelski, destacou como seria construído o plano de Tibagi. “A ideia é desenvolver um plano que indique todas as possibilidades do município, desde o crescimento populacional, o que vai impactar, onde que precisa ser previsto medidas para que mais tarde não haja problemas de mobilidade, o que pode ser modificado, por exemplo, com relação a ciclovias, melhorias das calçadas e de tudo que for possível para que o município seja acessível para todos os moradores, inclusive para aqueles que moram no interior. Então, por exemplo, se há necessidade de implantação de transporte público, semáforo. Tudo isso é previsto e transformado num plano que se converte em lei”, explicou.

O Plano de Mobilidade Urbano faz parte da política nacional, através da Lei 12587, que estabelece que todo município com 20 mil habitantes ou mais, com características específicas previstas na lei, apresente o seu plano. O prazo final para apresentação é em abril de 2021.