Prefeitura atualiza dados para cobrança de IPTU

Fotos em alta resolução possibilitaram a fiscalização de novas ampliações não comunicadas à Prefeitura

Prefeitura atualiza dados para cobrança de IPTU

A Prefeitura Municipal de Tibagi realizou um projeto de geoprocessamento para atualização de dados para cobrança do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). A medida possibilitou receber informações precisas em relação às modificações não informadas à Prefeitura. A última metragem foi realizada há 12 anos, portanto os valores cobrados também estariam defasados. Os novos dados foram emitidos baseados em imagens aerofotométricas em alta resolução.

Através da técnica de engenharia utilizada é possível ver a metragem atual das construções. Por exemplo, se um terreno em 2007 tinha 100 metros de área construída e no novo projeto acusou 120 metros, o imposto será calculado de acordo com a nova metragem.

Contribuintes que tiverem indicação de aumento na área construída receberão, junto com o carnê de IPTU, uma carta comunicando e explicando o acréscimo. Aqueles que receberem e tiverem duvidas, podem ir até o setor de Tributação, anexo à Secretaria de Finanças.

O gerente do setor de tributação, Cleverson Mateussi, explica que o projeto não representa aumento no tributo e sim uma atualização dos valores devidos.  “A arrecadação do município era ser reajustada e mais investimentos poderão ser feitos com estes recursos próprios”, diz.