Notícias: Atica promove gincana de limpeza do Rio Tibagi

on 14/12/2018 - 16:21 78 reads Preservação
Atica promove gincana de limpeza do Rio Tibagi


A Associação Tibagiana de Canoagem (Atica) promoveu uma gincana para confraternização de final de ano no início desta semana. Entre as provas estavam torta na cara e a limpeza do Rio Tibagi. A gincana contou com o apoio das Secretarias de Turismo e com o patrocínio de Itaytyba Ecoturismo, que deu a premiação (Setur) e Meio Ambiente (Sema).



O professor da Atica e idealizador da gincana, Andre de Paula, explica que a gincana teve como objetivo conscientizar os jovens sobre a preservação do rio. "A gente participou das limpezas do rio com a Secretaria de Meio Ambiente e resolvemos fazer uma gincana de confraternização, como já é um trabalho que a gente faz mesmo, uma brincadeira e acabar fazendo uma limpeza no rio e conscientizando toda a molecada", disse.

A gerente da Setur, Kellin Ramos, aponta o motivo pelo qual a secretaria apoiou a gincana. "A gente achou a ideia interessante, porque além da limpeza, a questão do meio ambiente, para nós também é turismo. Então o turista vai chegar aqui e ver que a nossa cidade além de linda também é limpa", frisou.



Para a gerente da Sema, Leri Ribeiro, ações desta forma auxiliam na fixação da educação ambiental nos jovens. "É muito bom essa gincana de confraternização, entre os alunos da canoagem. Porque é uma integração, uma participação, uma motivação e com certeza na limpeza do rio é muito bom, porque eles são multiplicadores dessas informações para a população, de não jogar lixo nos rios, nascentes e com certeza preservar a nossa natureza", afirmou Ribeiro.



Ao final da gincana, as equipes coletaram juntas mais de 140 quilos de dentro do Rio Tibagi, e a equipe amarela sagrou-se campeã após coletar mais de 45 quilos. O prêmio é um dia em Itaytyba Ecosturismo, além das medalhas.



Texto: Assessoria de Comunicação
Imagens: João Pedro e divulgação