Notícias: 20ª reunião técnica do Plano Diretor discute uso e ocupação do solo

on 06/12/2018 - 16:33 123 reads Planejamento
20ª reunião técnica do Plano Diretor discute uso e ocupação do solo


A Secretaria Municipal de Planejamento, Economia e Gestão (SMPEG) realizou na terça-feira (04) a vigésima reunião técnica da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), onde foram discutidos o uso e ocupação do solo da sede e dos distritos e a apresentação da proposta do sistema viário urbano da sede e distritos. O novo plano é fruto de um convênio entre Prefeitura Municipal e a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).



O prefeito Rildo Leonardi elogiou o trabalho apresentado pela equipe. “Estamos muito otimistas de que faremos um Plano Diretor à altura do que Tibagi merece. Nossa cidade precisa ser modernizada, precisamos pensar no futuro e por isso planejar o crescimento urbano e rural de uma forma inteligente é a melhor solução. Discutimos muitos temas, e achei de extrema importância a participação de empresários, da ACETTI, estamos ouvindo todos. Nossa expectativa é a melhor possível”, opinou o prefeito.



A reunião foi conduzida pelo engenheiro civil da AMCG, Antonio Lucas Hyczy, responsável pelo projeto. "Hoje foram apresentadas duas etapas do plano diretor. Que é a discussão sobre o plano viário das vias urbanas e rurais. Também foi apresentado um plano de como o município vai orientar, daqui para frente, a população através de lei sobre o uso e ocupação do espaço. O plano diretor, todo o alinhamento dele é em benefício da comunidade, nunca em benefício de um empreendedor, nem tão pouco em benefício de uma administração pública, mas sim ao elemento humano. Tenho certeza que a administração pública atual está muito preocupada e já estamos na vigésima reunião sobre esse processo. Onde está sendo discutido o benefício para a população", disse.

No encontro também discutiu-se assuntos como o crescimento inteligente, sob controle e com harmonia para valorizações dos imóveis e também a delimitação da restrição do uso de certas ruas e áreas de trabalho de indústrias ao lado de residências e vice-versa.
O presidente da Associação Comercial, Empresarial e Turística de Tibagi (ACETTI), Paolo Pavesi, esteve presente no encontro. Ele ressalta a importância do envolvimento da sociedade no processo de construção do Plano Diretor."O que achei muito importante é essa delimitação da malha, foi discutido também a largura das ruas e calçadas. A sociedade se envolvendo, tira o peso da administração pública. Quando mais a sociedade se envolver, melhor para o município", afirmou.



O empresário Ismário Junior acompanhou a reunião e aprovou os assuntos discutidos. "Achei extremamente interessante, extremamente necessária, acima de tudo. Em função de que estamos discutindo o futuro de Tibagi e da forma como está sendo feito, está sendo de uma forma moderna, correta, ecológica e interessante para o município e para o empresariado. Vai aumentar a receita do município e as leis vão ficar mais claras. Concordo com o que está proposto, concordo totalmente porque está modernizando nosso plano diretor que hoje ele não atende aos melhores interesses do município", garante.
Todos os assuntos discutidos pela consultoria junto com a comunidade é levado em audiência pública para a população aprovar legalmente. A previsão de finalização do PDM é para junho de 2019. Até lá, serão realizadas mais 10 reuniões técnicas e duas audiências públicas.

Texto: Assessoria de Comunicação
Imagens: João Pedro Agostinho