Notícias: SMCAS promove Conferência da Criança e Adolescente

on 29/11/2018 - 17:55 165 reads Assistência Social
SMCAS promove Conferência da Criança e Adolescente


A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SMCAS) e o Conselho Municipal da Criança e Assistência Social (CMDCA) realizaram nesta quarta-feira (28) a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Participaram do evento representante das secretarias municipais, conselhos municipais, entidades e adolescentes.




A conferência teve como tema central a “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”. Ao longo do dia, os integrantes da do Sistema de Garantia de direitos elaboraram propostas a cerca do tema, que irão para o relatório final.



A secretária da pasta, Maria Rosalina de Moura e Silva, destaca que o evento é uma oportunidade de avaliação do trabalho desempenhado. "A conferência é um momento onde a gente faz uma avaliação de todo nosso trabalho que foi realizado, até agora, e é o momento de traçarmos metas e ações para o próximo ano de trabalho. Esse é o objetivo maior da conferência", apontou.



Os participantes puderam prestigiar uma palestra com Douglas Moreira, jornalista graduado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mestre em comunicação dos direitos humanos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). "A conferência é um processo de participação na construção, na deliberação das políticas para crianças e adolescentes aqui no município", disse



De acordo com o presidente do CMDCA, Noel Rodriguez de Almeida, a Conferência ajudará a aprofundar o conhecimento sobre as normativas. “ A ideia central é aproximar o conhecimento teórico do conhecimento prático dos diferentes segmentos da sociedade. E a partir desse contraste trazer propostas concretas estabelecidas pelo conselho”, frisou.
Todas as propostas aprovadas durante a conferência servem como base para atuação do CMDCA nos próximos dois anos. Elas também serão encaminhadas para o Escritório Regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, que selecionarão quais propostas serão aproveitadas na Conferência Estadual.



Ainda ficou definido que Rycarla do Rocio Rodrigues, pedagoga da Escola Nilse Teresinha Brandalise Romel de Educação Especial, representará Tibagi na Conferência Estadual, que será realizada em junho de 2019, em local a ser definido.

Texto: Assessoria de Comunicação
Imagens: João Pedro Agostinho