Notícias: Show encerra programação do Outubro Rosa

on 01/11/2018 - 19:29 82 reads )Saúde
Show encerra programação do Outubro Rosa


Durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu uma programação especial alusiva ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção aos cânceres de mama e colo de útero.




A abertura e o encerramento contaram com show do humorista Hallorino Junior, que trouxe a personagem “Lurde” para falar sobre o tema. De uma maneira lúdica, a plateia recebeu dicas e informações sobre as formas de prevenção ao câncer. A médica de saúde da família, Dra. Ana Paula Berke e a nutricionista Grazielly Bobato Vegailo também fizeram uma breve palestra com informações complementares sobre a importância do autoexame e da alimentação saudável.
Durante todo o mês, as Estratégias Saúde da Família (ESF) e a Clínica da Mulher tiveram uma programação especial, que incluiu a intensificação da coleta de preventivo, o agendamento de mamografias e o teste rápido de doenças como o HIV, sífilis e as hepatites B e C. Com a ação, houve um aumento significativo na procura pelos exames, principalmente a mamografia.



O secretário de Administração, Rubens Eugênio Leonardi representou o executivo no evento e afirmou que campanha é uma forma da população se prevenir contra essas doenças. "A Secretaria de Saúde vem promovendo um belo trabalho, levando além do atendimento, educação e prevenção para a população", afirmou.



De acordo com a Dra Ana Paula, durante o mês de outubro as mulheres procuraram mais a mamografia, até durante consultas rotineiras. "A campanha acaba conscientizando mais a população, porque além da nossa programação na cidade, a gente vê isso na TV, na mídia e as mulheres acabam até perdendo o medo de se cuidar. Muitas não procuravam antes por receio de encontrar alguma coisa. Nesse mês de outubro a gente percebe que elas vêm mais preocupadas com a mamografia", disse a médica.



Agora, a SMS já iniciou os preparativos para a campanha do novembro azul, mês de prevenção ao câncer de próstata.



Texto: Assessoria de Comunicação
Imagens: João Pedro Agostinho