Notícias: Recicla Tibagi recebe visita e oração

on 05/10/2018 - 16:03 85 reads Meio Ambiente
Recicla Tibagi recebe visita e oração


Os integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (Acamarti) receberam uma visita especial, nesta quarta-feira (04). As mulheres que integram o Programa Abrangente Social Evangelista (Pase), da Igreja Reformada, estiveram no local para conhecer de perto como funcionamento e também servir um café especial para os associados, juntamente com um momento de oração.




A gerente da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Leri Ribeiro, guiou o grupo durante sua visita. Ela classifica como muito importante e interessante essa visita e o proveito dela. "Elas têm uma outra leitura, diferente das visitas que geralmente recebemos, e é muito bom. Com essa participação, elas se tornam multiplicadoras do que viram e presenciaram durante esse momento no Recicla Tibagi. E essa visita, com o momento de oração, abençoou o trabalho nesta tarde", falou a gerente.



O pastor da Igreja Reformada, João Gilberto de Geus, proferiu a oração antes do café. Ele classificou como fantástica a iniciativa e o projeto Recicla Tibagi. "É uma coisa que mais pessoas poderiam vir e conhecer. Além do social, o projeto faz bem para o ambiental e as pessoas desconhecem", afirmou.



A integrante do grupo, Maria Odete Spanier, conta que o motivou a visita foi a valorização do trabalho da Acamarti. "Nós temos que valorizar esse trabalho. É uma atitude tão bacana e eu que já reciclo há 30 anos pude conhecer um pouco mais", disse.



Durante a visita, o grupo conheceu todo o funcionamento o local, desde o Centro de Triagem e Compostagem (CTC) até a estufa de flores, e pode presenciar uma cena que chocou os visitantes. A gerente da Sema mostrou a grande quantidade de roupas, cerca de 1,5 toneladas, que foram jogadas no lixo em apenas quatro dias. A integrante do grupo e ex-presidente da Associação Amigos dos Idosos de Tibagi (AAMITI), Douwtje Biersteker, vê a cena com tristeza. “Tantas pessoas precisando e essas roupas aí sem condições de uso devido à contaminação. É um pecado", frisou.



A visitação ao Recicla Tibagi é aberta para todos, no entanto só pode ser feita em grupo. Interessados podem organizar grupos e agendar uma data com a Secretaria de Meio Ambiente através do telefone (42)3916-2151.



Texto: Assessoria de Comunicação
Imagens: João Pedro Agostinho