Notícias: Alunos plantam árvores em Itaytyba

on 03/10/2018 - 17:20 139 reads Sustentabilidade
Alunos plantam árvores em Itaytyba

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) uniram forças com o projeto "Plante uma Árvore", promovido todo o ano pelo o hotel fazenda Itaytyba Ecoturismo. A ação envolveu cerca de 50 alunos das escolas São Bento e David Federmann, que foram até a sede do hotel para realizar o plantio de mudas nas áreas de preservação da propriedade.




A gerente da Sema, Leri Ribeiro, destaca a importância de comemorar o dia da árvore e também o impacto social causado pela parceria firmada. "No dia 21 de setembro, que é comemorado o dia da árvore, devemos refletir e analisar a importância que a árvore tem em nossas vidas, pensar nos desmatamentos e na importância da conservação e preservação dos recursos naturais. Esses plantios de árvores nativas e frutíferas, doadas pelo viveiro do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), incentivam a preservação das matas ciliares dos rios, arroios, nascentes, Áreas de Preservação Permanente (APP), áreas verdes. Através desses plantios conseguimos realizar um intercâmbio entre nossas crianças e pontos turísticos de Tibagi, dando oportunidade para que eles possam conhecer e espalhar um pouco de que temos de mais belo em Tibagi", disse Ribeiro.



Foram plantadas 100 mudas de árvores frutíferas doadas, pelo IAP, para a Sema. O passeio teve a aprovação dos alunos que participaram da ação. Luiz Henrique Terleski, da Escola São Bento, afirmou adorar natureza e expressou desejo em retornar até Itaytyba. "Achei a coisa mais maravilhosa. O passeio mais incrível que eu já tive. Eu adoro o contato com a natureza, todas as maravilhas que eu encontrei aqui, eu adoro e espero vir aqui de novo", salientou o aluno. Camile Rosa da Silva, da Escola David Federmann, adorou a oportunidade. "Eu achei maravilhoso esse passeio. Foi muito legal a oportunidade", falou a jovem.



Acompanharam os alunos as professoras Raquel Bueno da Costa e Luiza Turra, da escola São Bento e David Federmann, respectivamente. Para Raquel, o projeto merece nota 10. "O passeio foi maravilhoso. O contato com a natureza e o plantar uma árvore é tudo que uma criança precisa para crescer apreciando, cuidando e preservando a natureza. Um ambiente maravilhoso, as crianças estão se divertindo muito. Vale a pena", destacou. Luiza Turra, da Escola David Federmann, achou o projeto muito proveitoso. "É um projeto muito interessante. As crianças aprenderam muito plantando uma árvore. Eles sabem o valor que tem uma árvore, tudo aqui é muito bonito, muito interessante", afirmou a professora.

O diretor da Itaytyba Ecoturismo, Carlos Eduardo Arnt Ramos, explicou um pouco como funciona o projeto que todos os anos recebe alunos de diferentes cidades e escolas.“A gente está plantando as árvores do projeto “Plante uma Árvore”, que acontece há 19 anos, trazemos crianças de várias escolas, de diferentes municípios, para assistir uma palestra sobre preservação ambiental, fazer um passeio e experimentar, colocar a mãozinha na terra e fazer e plantar uma árvore sozinho. Os buracos ficam prontos, a gente aduba e deixa só para fazer o plantio mesmo. A gente explica a importância das árvores para purificar o ar, as águas, manter a nossa qualidade de vida e o nosso bem-estar”, contou.

Os alunos que participaram da atividade agora irão desenvolver uma redação, que será escolhida e premiada com um passeio para os pais em Itaytyba. As professoras deverão encaminhar as redações para a Sema, que entregará aos responsáveis, que julgarão e escolherão a redação vencedora.

Texto: Assessoria de Comunicação
Imagens: Secretaria Municipal de Meio Ambiente