Notícias: Secretaria de Saúde promove programação alusiva ao Outubro Rosa

on 01/10/2018 - 18:29 277 reads Outubro Rosa
Secretaria de Saúde promove programação alusiva ao Outubro Rosa


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu, nesta segunda-feira (01), uma programação especial alusiva ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção aos cânceres de mama e colo de útero.




A abertura contou com show do humorista Hallorino Junior, que trouxe a personagem Lurde para falar sobre o tema. De uma maneira lúdica foi apresentado para a platéia formas de prevenção ao câncer. Ao final, a Dra Ana Paula Berke e a nutricionista Grazielly Bobato Vegailo realizaram uma série de orientações complementares ao show, como a importância do autoexame e da alimentação saudável. Ao final, ainda foi realizado o sorteio de brindes para aquelas que compareceram.



A vice-prefeita, Helynez Santos Ribas, acompanhou a abertura da programação e incentivou a população a realizar seus exames, para que a doença possa ser tratada e curada. "A prevenção é o primeiro caminho para o não. Eu não quero ter. Se eu não quero ter, eu preciso me prevenir, preciso recorrer aos meios de saúde para fazer exames e estar prevenindo que a doença não aconteça. Depois que ela acontece, é um tratamento difícil que não é fácil para nenhum ser humano. Se cuidem, se tratem, se previnam, participem da saúde. Quando receberem o chamado, participem de todas as reuniões que a saúde propõe. A saúde é para isso, para prevenir que as doenças aconteçam. Vamos todas nós,mulheres,nos cuidar, procurar fazer os exames, fazer nossa própria apalpação para ver se estamos com algum risco. Qualquer desconfiança vamos recorrer a saúde do município. Ela está aí para nos atender e servir a população”, afirmou a vice-prefeita.



Durante o mês, todas as Estratégia Saúde da Família (ESF), e a Clínica da Mulher estarão com uma programação especial, que inclui a intensificação da coleta de preventivo, o agendamento de mamografias e o teste rápido de doenças como o HIV, sífilis e as hepatites B e C. E no dia 31 de outubro, a programação se encerra com o show da Lurde aberto para a comunidade.



O Secretário de Saúde, Wilson Silva, destaca que o objetivo dessa programação e estimular o autoexame. “Queremos atingir a população e mostrar a importância do autocuidado, da saúde da mulher e que estejam realizando os exames uma vez ao ano, para diminuirmos o impacto dessas doenças”, falou o secretário.



A SMS vem realizando ações durante o ano todo para a prevenção e descoberta das doenças. Apenas nesse ano, a carreta Cuide-se Mais, do Sesi, esteve duas vezes em Tibagi realizando exames para descoberta de quatro tipos de câncer. Os resultados dos procedimentos feitos pela carreta Cuide-se Mais estão disponíveis na clínica da mulher.



As agentes comunitárias de saúde (ACS) também fazem o acompanhamento dos pacientes de sua área de abrangência, e fazem serviços como o agendamento de consultas e a disponibilização de veículo para consultas e sessões de quimioterapia e radioterapia em outras localidades.



Texto: Assessoria de Comunicação
Imagens: João Pedro Agostinho