Notícias: Saúde de Tibagi recebe selo bronze de tutoria do Estado

on 29/09/2018 - 00:04 107 reads Qualidade
Saúde de Tibagi recebe selo bronze de tutoria do Estado


A saúde tibagiana viveu um momento histórico nesta sexta-feira (28). As Estratégias Saúde da Família (ESF) São Bento, Caetano Mendes, 18 de Março e São José receberam o selo bronze de certificação da qualidade em atenção primária à saúde, fruto do projeto de tutoria, que faz parte do Programa de Qualificação e Atenção Primária à Saúde (APSUS) da Secretaria de Estado da Saúde.




As unidades passaram por uma lista 105 adequações, como a pintura em postos, a extratificação de paciente e o diagnóstico de toda à população, onde agora pacientes com alto risco tem consultas agendadas pela própria ESF.



O selo tem validade de dois anos, e a partir do ano que vem, o município já pode começar a trabalhar para a conquista do selo prata.



O Secretário de Estado da Saúde, Antonio Nardi, veio pessoalmente fazer a entrega e destacou a alegria de estar em Tibagi neste momento.



"É a realização de um profissional de saúde. Especialmente ocupando o cargo de Secretario Estadual de Saúde, que tem estimulado, além de dar apoio financeiro, suporte para estruturação das unidades de saúde, construções, equipamentos, indumentária é o investimento no material humano, no cidadão, no profissional de saúde que nós podemos valorizar", falou Nardi.



O prefeito Rildo Leonardi afirmou que esse momento é de alegria para a saúde do município e mais um passo para dar atenção primária de qualidade para todos. "É uma alegria muito grande ver que a saúde do município está evoluindo, numa parceria com o governo do Estado, que vem dando esse suporte, para que possamos ter uma estratégia em saúde da família melhor, para que possamos prestar um primeiro atendimento ao cidadão como ele merece. É uma inovação, mas que trará recurso e benefício com o futuro. Estamos procurando aqui tratar de saúde e não de doença. Para o município, nos próximos anos, vai significar até economia. Temos que tratar a família, ensinar métodos que levem essas pessoas a ter uma saúde melhor e que não precisemos ficar correndo atrás de levar essas pessoas para fora do município", disse Leonardi.



O secretário da pasta, Wilson Silva, classificou como árduo o trabalho para as adequações e também afirma que em breve os trabalhos para a conquista do próximo selo já começarão. "Foi mais de um ano, onde sofremos auditorias que constataram a adequação dos itens e agora estamos sendo reconhecidos pelo governo do Estado, certificados pelo selo bronze. Agora nossa meta é elevar para o selo prata", afirmou Silva.



A vice-prefeita, Helynez Santos Ribas, também agradeceu a toda a equipe da Secretaria de Saúde."Me sinto bastante orgulhosa, com grande respeito por toda equipe da saúde. Tenho certeza que os selos que virão pela frente, eles irão trabalhar com afinco. É a primeira vez que Tibagi faz parte dessa qualificação. Agradeço de coração por todo o trabalho desenvolvido pela equipe da saúde", falou a Helynez.



RECURSOS PARA APAE

Antes da entrega do selo, representantes da APAE de sete municípios da região participaram, junto com o Secretário do Estado da Saúde, Antonio Nardi, da entrega de autorização de aporte de recursos financeiros para custeio de despesa dos serviços ambulatoriais da média complexidade em reabilitação intelectual.



Representantes de Ortigueira, Telêmaco Borba, Imabaú, Reserva, Curiúva, Ventania e Tibagi marcaram presença.



Texto: Assessoria de Comunicação
Imagens: João Pedro Agostinho