Notícias: Instituições fazem feira de doação de cães nesta sexta-feira (28)

on 27/09/2018 - 17:45 57 reads Adote um Amigo
Instituições fazem feira de doação de cães nesta sexta-feira (28)

O Canil Municipal e a Associação Sonho Tibagiano farão uma feira de doação nesta sexta-feira (28), durante a programação da Semana de Turismo, na Praça Edmundo Mercer, a partir das 13h. As instituições, que c juntas já doaram 60 cães entre animais adultos e filhotes somente em 2018.




O Canil Municipal abriga, atualmente, 75 cães, entre eles 45 fêmeas, 15 machos e 15 filhotes, todos vermifugados e vacinados. De 2017 à agosto desse ano, foram resgatados 75 cachorros e, no mesmo período, foram doados 56. Segundo a responsável pelo Canil, Michele Cordega, a prioridade para o resgate são cães que oferecem risco a população. "Quando há vagas no canil, a gente prioriza o resgate de cães que estejam oferecendo riscos para a população, cães machucados e até mesmo filhotes abandonados, os quais posteriormente serão vacinados, vermifugados e colocados para adoção. E os machucados, serão tratados e quando estiverem totalmente recuperados serão soltos no local de resgate. No caso das fêmeas elas serão castradas antes de serem soltas novamente, assim priorizando o não aumento no número de cães de rua", contou Cordega.



A instituição realiza também atendimentos no local de origem, em 2017 foram 15 atendimento e em 2018 já são 30. Os atendimentos são em maioria nos casos de sarna, bicheira e atropelamento.
O Canil também conta com uma página nas redes sociais, onde posta sobre os animais e suas histórias e, através dela, conseguiu doar cães para cidades da região, como Telêmaco Borba, Reserva, Ventania, Castro, Curiúva, etc.



A ONG Sonho Tibagiano realiza castrações de cães de rua e de famílias carentes cadastradas e diversos atendimentos como sarna, tumor venéreo transmissível (TVT), doença do carrapato, entre outros.
Apenas em 2018, a ONG já castrou 54 animais nesse ano e doou 36. Em breve, o abrigo será desativado e todos os 20 cães residentes ali serão encaminhados para o Canil Municipal.



A Sonho Tibagiano, vai castrar todos os animais que estão no Canil para que eles possam ser doados e por esse motivo o cadastro de famílias para castração será interrompido e só será reativado com a chegada do Castramóvel, que já está em processo de licitação.



Atualmente nenhuma das instituições está realizando resgates, devido a lotação dos cães. No caso da ONG, ela sofre com falta de espaço, estrutura e de voluntários para tratamento dos animais.

Texto: Assessoria de Comunicação
Imagens: João Pedro Agostinho