Notícias: Resíduos hospitalares são encontrados em lixo comum

on 13/09/2018 - 17:53 277 reads Descaso
Resíduos hospitalares são encontrados em lixo comum


Integrantes da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (Acamarti) foram surpreendidos, nesta quarta-feira (12), enquanto realizavam a triagem dos materiais deixados pelo caminhão de coleta. Uma sacola com bolsas de sangue e medicamentos veterinários, que tem o descarte no lixo comum proibido por lei, foi encontrada junto aos demais resíduos coletados durante o dia.




Segundo a gerente da Secretaria de Meio Ambiente ( SEMA), Leri Ribeiro, a destinação de resíduos hospitalares e veterinários segue a logística reversa. "O destino desses materiais é de responsabilidade dos estabelecimentos. Por lei, eles devem devolver essas embalagens no local de origem para que seja dada a correta destinação. Os materiais também apresentam riscos à saúde dos catadores", alertou Leri.

A SEMA mantém uma parceria com a Secretaria de Saúde para o descarte de seringas, utilizados para aplicação de insulina, por exemplo. A população pode deixar seringas usadas em qualquer uma das unidades de saúde do município. Já, o descarte de resíduos das unidades de saúde e do Hospital Luiza Borba Carneiro são feitos de acordo com logística reversa e não são enviados para o Recicla Tibagi.

A SEMA já está iniciando investigações internas para que seja possível descobrir a origem dos materiais.
A Vigilância Sanitária do município orienta, fiscaliza todos os estabelecimentos e alerta que caso descumpram regras, estão passíveis de multa.

Texto: Assessoria de Comunicação
Imagens: Secretaria de Meio Ambiente