Notícias: Alunos realizam distribuição das sacolas de ráfia da coleta seletiva

on 10/09/2018 - 20:29 116 reads Coleta Seletiva
Alunos realizam distribuição das sacolas de ráfia da coleta seletiva


Os alunos dos quartos e quintos anos, da Escola Municipal Telêmaco Borba, começaram, na manhã desta segunda-feira (10), a distribuição das sacolas de ráfia para a implantação da coleta seletiva em todo o município.




Antes de saírem, a gerente da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), Leri Ribeiro, reuniu os alunos e passou um pouco dos detalhes de como será feita a distribuição e coleta. "Os alunos e as escolas, em conjunto com professoras e diretoras, a ACAMARTI e a comunidade são nossos grandes parceiros para esse projeto. Foi muito bom distribuir as sacolas com eles e ter uma ótima receptividade dos munícipes, que já estavam esperando as sacolas”, afirmou.



A diretora da Escola Telêmaco Borba, Fátima Machado, conta que os pais já estavam ansiosos pelas sacolas, após reuniões realizadas pela SEMA, Klabin e professoras da instituição. "Desde o início do Projeto Piloto as professoras e coordenação começaram a trabalhar o conteúdo na escola. Os pais, todos os dias, vêm até a escola pedindo a sacola de ráfia, mas avisamos que seria só através da distribuição feita pelos alunos", falou.

A professora do quarto ano, Graciela Camargo, ressaltou a vontade de levar seus alunos para conhecerem o Recicla Tibagi."É muito legal poder ajudar as pessoas e melhorar o lixo. Depois de visitar o Recicla Tibagi, durante a capacitação com o pessoal da Klabin, vi que temos que tomar uma atitude. E essa atitude que tomamos é maravilhosa", ressaltou a professora.



Durante a entrega, os alunos deixavam a sacola e explicavam para a população como será realizada a coleta e quais resíduos devem ser colocados na sacola de ráfia. Para aluna Evelin Nayara Gomes, do quarto ano, foi uma ótima experiência. "Estamos ajudando os catadores e os moradores", argumentou a estudante.

Os moradores já estavam ansiosos pela sacola. Quando perceberam a aproximação do grupo, já ficavam no portão esperando. Foi o caso da dona Iracema Moreira Lemos, moradora do bairro Divina Providência, que ficou encantada com explicação das crianças. "Eu sabia que receberia a sacola e estava ansiosa. É muito bom ver as crianças explicando, é um sinal de que elas são conscientes e estão ajudando na limpeza da cidade", afirmou.



As sacolas também foram entregues na sede da Prefeitura. Quem as recebeu foi o secretário municipal de Administração, Rubens Eugênio Leonardi, juntamente com o pessoal responsável pela limpeza. Durante a semana ainda serão distribuídas as sacolas por todas as regiões da sede. A expectativa da SEMA, é finalizar a entrega até o fim da semana.



Aqueles que não estavam em suas casas devem ficar atentos, pois as sacolas também foram deixadas onde não havia ninguém para receber. E aqueles que, por ventura, não receberam a sacola devem procurar a escola municipal mais perto da sua residência.

O Projeto piloto
Em abril, as ruas, em torno da Escola Municipal Professor Aroldo, foram beneficiadas com a distribuição de sacolas de ráfia, doadas pela Klabin. Toda quarta-feira, o caminhão da coleta passa pela região recolhendo os materiais recicláveis separadamente, enquanto o outro caminhão faz a coleta dos demais resíduos

Semanal: Sede
Terças: Centro (a partir da Rua Coronel Florentino até o canteiro central da Avenida Manoel das Dores), Santa Paula I, Santa Paula II e Divina Providência.
Quartas: Beira Rio, Capivari, Bela Casa, Centro (até a Rua Coronel Florentino e canteiro central da Avenida Manoel das Dores).
Quintas: Nequinho, Bom Pastor, Risseti e Centro (a partir do canteiro central da Avenida Manoel das Dores até o Cemitério Municipal).
Sextas: Centro (canteiro central da Avenida Manoel das Dores a partir do Cemitério Municipal), Santa Rita, São José e Santo Antonio.
Maiores informações com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente: 3916-2151

Texto: Assessoria de Comunicação
Imagens: João Pedro Agostinho