Notícias: Professoras recebem capacitação sobre educação especial

on 23/08/2018 - 17:23 181 reads Capacitação
Professoras recebem capacitação sobre educação especial


As professoras da rede municipal de ensino receberam nesta quarta-feira (22), como parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Integral e Múltipla, uma palestra sobre a educação especial, voltada para o ensino em sala de aula para alunos portadores de deficiência intelectual.




A capacitação foi proferida pela professora Wania Boer, mestre em Educação Especial, com experiência de mais de 35 anos. A professora destaca a importância da capacitação para as professoras. “Primeiro lugar, cada inicio do ano letivo, tem que ter um momento que nem esse, de capacitação, de orientação, para que eles possam quebrar esse paradigma. A escola precisa ser repensada, nos seus espaços, nos seus tempos. Dá sim pra fazer esse trabalho. E Tibagi conta de uma equipe multidisciplinar, com o pessoal da educação especial da secretaria”, disse.



A coordenadorA de Educação Especial da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), Adelia Aparecida Martins de Freitas, achou a capacitação maravilhosa. “A palestra veio ao encontro das necessidades das escolas. As professoras puderam esclarecer dúvidas que muitas delas tinham, foi uma ótima noite”, destacou.

Também acompanharam à palestra a equipe pedagógica da Escola Nilse Teresinha Brandalise Romel em educação especial, que tem a APAE como mantenedora. A pedagoga da escola, Rycarla do Rocio Rodrigues, contou que o momento foi de grande proveito. “A professora abordou o trabalho que já desenvolvemos na escola, foi muito bom rever alguns conceitos e atualizar o conhecimento”, falou.



Atualmente, na rede municipal, os alunos com deficiência intelectual acompanham as atividades durante as aulas regulares e no contraturno, participam com da sala de recursos, onde são acompanhados por uma professora especialista em educação especial. Alguns casos são encaminhados para escolas especializadas.

Texto: Assessoria de Comunicação
Imagens: João Pedro Agostinho