Notícias: Assembléia reúne moradores da Vila São José para apresentar projeto de regularização fundiária

on 02/08/2018 - 22:08 162 reads Habitação
Assembléia reúne moradores da Vila São José para apresentar projeto de regularização fundiária


Nesta quarta-feira (01), o prefeito Rildo Leonardi acompanhou, na Vila São José, a assembléia de apresentação do projeto de regularização fundiária, fruto de um convênio entre Prefeitura Municipal e Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR), que beneficiará mais de 800 famílias.




Rildo comemora o início do projeto, que veio após muitro trabalho em busca do convênio. "Ter a titularidade do terreno é um sonho antigo, não só meu, como também da população. Essa conquista é uma valorização pessoal e social do imóvel de todos que serão beneficiados. Isso significa que agora a população destes bairros terá dignidade e posse daquilo que é seu", afirma o prefeito.



O encontro, contou com a presença de Denise Oliveira, pedagoga e técnica social da Urbanizar, empresa responsável pela execução do projeto. Denise esclareceu, durante a assembléia, as etapas do projeto e informou que as equipe estarão nas áreas. Durante a reunião ela também aproveitou para sanar qualquer dúvida apontada pela população. "Primeiro acontece a apresentação, depois a equipe de topografia inicia o processo de cadastramento físico. Após esse momento, que irá durar de 3 a 4 meses, a equipe social realiza o cadastro socieconômico e irá arrecadar a documentação necessária para montar o processo", explica Denise.
Em breve também será montado um espaço, no setor de Habitação, para atender e auxiliar os beneficiados durante a montagem do processo.



A população apoiou e esteve presente no Centro de Convivência para acompanhar a reunião. O seu Odair Oliveira da Silva, morador há 15 anos do bairro, está animado com as possibilidades que a titularidade trarão para ele. "Eu acho que é importante, porque nós não conseguimos financiamento e a grande maioria não tem caixa postal, ou número na casa. É o começo de uma história que pode mudar a vida do nosso povo", disse.



Alex Rezende, morador da Vila São José há 22 anos, aprova e já prevê um futuro melhor para a comunidade. "Hoje em dia quando queremos fazer um negócio com nosso imóvel não temos condição por falta da documentação. Com a regularização nosso imóvel será mais valorizado. A comunidade ganha também, pois o município poderá arrecadar recursos e investir na comunidade", falou.



Em todo o município, 818 lotes em seis áreas serão beneficiados pelo programa. Na sede, o bairro Vila São José, Bom Pastor e Santa Paula 2 estão incluídos e no distrito de Caetano Mendes serão a Vila Isabel, Vila Constantino e Vila Amirta. O número pode aumentar ou diminuir depois de finalizado o processo de levantamento de perfil econômico das famílias.

Nos próximos dias, serão realizadas reuniões com o restante dos bairros.

Assembléia da Vila Bom Pastor
Data: 2/08 às 19h
Local: Auditório da Secretaria de Educação

Assembléia do Santa Paula II
Data: 3/08 às 19h
Local: Escola Municipal Telêmaco Borba

Assembléia da Vila Isabel, Constantino e Amirta (Caetano Mendes)
Data: 4/08 às 10h
Local: Sub Prefeitura de Caetano Mendes

Texto: Assessoria de Comunicação
Imagens: João Pedro Agostinho