Notícias: Escola São Bento leva prêmios de melhor jingle e mascote da coleta seletiva

on 15/06/2018 - 19:03 412 reads Escola São Bento leva prêmios de melhor jingle e mascote da coleta seletiva

A Escola Municipal São Bento levou os dois prêmios do concurso de mascote e jingle do programa de coleta seletiva, organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, durante a cerimônia de premiação, na tarde desta sexta-feira (15), no Teatro Tia Inália.




A aluna Yasmin foi a premiada com o mascote Super R, que agora estará presente nos materiais de divulgação do serviço e os alunos do quarto ano da professora Gislaine Kratsch Pena, foram os vencedores na categoria melhor jingle, com a música “ A coleta vem aí”, paródia da marchinha “A Bruxa Vem Aí”.



Professora Gislaine estava muito empolgada com a vitória e contou que a letra vencedora é resultado de um trabalho conjunto de toda a turma. “Foi um aluno que começou e a gente colocou no quadro e as palavras foram saindo. Foram alguns dias de preparação. Saíram 15 paródias na nossa escola para ser escolhida essa. A diretora teve que montar uma comissão para decidir. E eles pensaram em Tibagi, Carnaval, por isso essa foi escolhida para representar a escola. A turma toda está muito feliz porque a gente ensaiou e todo mundo já canta essa paródia na escola”, destacou a professora.



Uma das juradas do concurso, a professora de arte com formação em música, Melissa Pedroso, também salientou a criatividade dos alunos e a importância de atividades como estas serem desenvolvidas no ambiente escolar. “É uma iniciativa que todo município deveria ter dado o momento que a gente vive, de conscientização ambiental. Então envolver a educação, as crianças desde cedo, é muito boa. Achei formidável a ideia do concurso, todas as crianças estão de parabéns, as escolas, todos muito criativos, muito produtivo. A gente vê o empenho das crianças, das professoras, que se envolvem. Como professor da rede pública, vemos quantos desafios existem neste sentido e o quanto isso é enriquecedor pro município, para própria escola e para a comunidade”, enfatizou.



Os jurados foram indicados pelo Núcleo Regional de Educação e pela Klabin. Além de Melissa, o professor de arte com formação em música, Daniel Camargo de Azevedo e a assessora da Klabin, Priscila Basile, avaliaram as apresentações e as letras. Representantes da Klabin escolheram o mascote Super R entre 40 inscritos.



A vice-prefeita Helynez parabenizou as escolas e as crianças pelo trabalho. “Todos estão de parabéns. Percebemos o esforço de cada um durante as apresentações. Todos deram seu melhor e Tibagi só tem a ganhar, porque sabemos que temos crianças cada vez mais conscientes de seu papel no mundo.



As secretarias de educação e meio ambiente estão de parabéns pela iniciativa e que tenhamos mais projetos tão ricos como este sendo desenvolvidos em nossas escolas”, frisou a vice-prefeita.



Todas as escolas foram mobilizadas com o concurso e cada uma trouxe um concorrente. A Escola Municipal Professor Aroldo concorreu com o Jingle Recicla Tibagi, a Escola Municipal Ida Viana apresentou a música Nosso Lixo, a Escola Municipal David Federmann trouxe o jingle Tá na Hora, com paródia da música Ilariê. A Escola Aquarela também optou por uma paródia da música “Vou Desafiar Você” e a Escola Municipal Telêmaco Borba apresentou o jingle “Hora da Coleta Seletiva”.
Além da vice-prefeita, a Secretária Municipal de Educação Ana Elis Gomes, a gerente de Meio Ambiente, Leri Ribeiro e o vereador Elizeu Cortez marcaram presença no evento.

Feira



Para completar o evento e reforçar as ações ambientais, a Klabin trouxe também a Feira Socioambiental, que foi montada em frente ao teatro Tia Inália, onde os alunos puderam conferir de perto o filme da coleta seletiva que contempla todos os oito municípios atendidos pela Klabin. Priscila Basile, da Klabin, conta que a empresa está caminhando junto com a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Educação nos projetos de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos.



"Ano passado fizemos a primeira versão da feira em Tibagi e depois realizamos em outros municípios. Os professores da rede municipal estão sendo capacitados para serem motivadores da educação ambiental entre os alunos. Estamos implantando o projeto piloto da coleta seletiva que começou na Escola Aroldo. Para feira trouxemos toda essa temática para aproveitar a presença das crianças", disse.



A feira também conta com um stand da Secretaria de Meio Ambiente, que traz um pouco do projeto piloto da Coleta Seletiva em Tibagi e também as flores e adubo produzido no Recicla Tibagi.




Texto: Bianca Martins
Imagens: João Pedro Agostinho