Notícias: Museu do Garimpo fecha para reforma

on 15/06/2018 - 18:07 246 reads Museu do Garimpo fecha para reforma

O Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior está fechado para reforma. A obra irá contemplar a reestruturação do local, prédio histórico do município, e é um investimento de mais de R$ 250 mil.




Entre os reparos feitos estão a substituição total da cobertura, troca de telhas e forro. Também será modificado para melhorar a acessibilidade. Rampas frontais e banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais (PNE) serão construídos.
Segundo o engenheiro civil da Prefeitura, Josemar Scheraiber, a reforma trará um ambiente adequado para os visitantes que prestigiam o museu. "A reforma dará qualidade ao seus visitantes, garantindo a acessibilidade e também a solidez do prédio histórico", disse.
O valor da obra é de R$254.836,32 e o prazo para execução são 150 dias. Durante o prazo, estará aberta no museu apenas a sala para pesquisas acadêmicas.



Neste ano o Museu do Garimpo completou 31 anos de existência e tem um acervo com mais de 5 mil peças. O prédio foi inicialmente construído para ser o fórum da cidade em 1949, o local foi adquirido pelo município em 05 de março de 1905 para as instalações da Prefeitura, Delegacia e Cadeia Pública. No entanto, a primeira construção precisou ser demolida em 1947 para a construção de um novo prédio para abrigar o Fórum, que permaneceu no local até 1983. Em 1985 passou definitivamente a hospedar o Museu Histórico, quando recebeu uma restauração para conservar suas características históricas.



Texto: Bianca Martins
Imagens: João Pedro Agostinho