Notícias: Alunos recebem teatro da Semana do Meio Ambiente

on 13/06/2018 - 16:22 405 reads Alunos recebem teatro da Semana do Meio Ambiente

Como parte da comemoração da Semana do Meio Ambiente, alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, os alunos da Escola Municipal Telêmaco Borba receberam a peça "O Meio Ambiente Somos Nós", produzida através da parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Educação e Cultura com Usina Hidrelétrica Tibagi Montante e Soma Consultoria Ambiental.




O teatro, produzido pelo grupo Tanta Produções, de Curitiba, aborda temas como a conscientização ambiental, consumo consciente, desenvolvimento sustentável, arqueologia, preservação de florestas e nascentes e os resíduos sólidos. Segundo a gerente da Secretaria de Meio Ambiente, Leri Ribeiro, é importante trabalhar o tema com as crianças. "Abordar educação ambiental e consumo consciente é importante em qualquer faixa etária, mas as crianças, em especial, aprendem e levam estes ensinamentos para os pais em casa", falou.



Para o representante da Soma, Junior Castro, a peça tem como intuito passar os benefícios da educação ambiental. "A peça desperta na criança uma noção de que fazemos parte de um todo, fundamental para compreender que somos agentes no destino do planeta", disse.



Os alunos da APAE assistiram a peça juntamente com os da escola Telêmaco Borba. O teatro passou na segunda-feira pela Escola David Federmanna e na terça-feira pela Escola São Bento. Leri destaca a interação e aceitação dos alunos que já assistiram o teatro. "As professoras têm apoiado bastante o projeto dentro da sala de aula. Durante a exibição da peça as crianças tem gostado e respondido todos os questionamentos abordados, mostrando como aprenderam bem o conteúdo em sala", afirmou.



Nesta quinta-feira os alunos da Escola Aroldo e Ida Viana terão a oportunidade de assistir a peça.
Na sexta-feira (15), no Teatro Tia Inália, às 14h, acontece a premiação do concurso que escolherá o jingle e o mascote da Coleta Seletiva. O concurso reuniu alunos da rede municipal que produziram os materiais em sala de aula. O jingle pode ser composto coletivamente e é obrigatório o uso das palavras "papel", "vidro", "plástico" e "metal". Pode ser uma paródia ou música original, e com tempo máximo de um minuto e meio. E o mascote, que será desenhado e batizado pelos alunos, fará parte de toda a divulgação do projeto.



Mais cedo, a partir das 13h, acontecerá a Feira Klabin na Comunidade em parceria com a Klabin, que trará materiais interativos e mais informações sobre resíduos sólidos e o processo produtivo da empresa. A feira acontecerá em frente ao TeatroTia Inália até às 17h.

A Semana Nacional do Meio Ambiente tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país e é comemorada na semana do dia 5 de junho, mas foi adiada devido a greve nacional dos caminhoneiros que afetou a distribuição de combustíveis

Texto: Assessoria de Comunicação
Imagens: João Pedro Agostinho