Notícias: Tibagi investe em coleta seletiva e capacitação

on 04/04/2018 - 20:04 161 reads Meio Ambiente
Tibagi investe em coleta seletiva e capacitação


TIBAGI - A manhã desta quarta-feira (04) marcou um recomeço para a reciclagem no município. Depois de seis anos, um projeto piloto, idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Klabin, retoma a coleta seletiva em Tibagi em algumas regiões centrais do município, mas em breve irá se estender a todos os bairros e distritos.




A equipe de coletores saiu desde cedo para recolher os materiais recicláveis deixados pela comunidade nas sacolas de ráfia disponibilizadas pelo projeto.



O caminhão que recolhe o lixo orgânico passou ao mesmo tempo para fazer a coleta. A gerente da pasta, Leri Ribeiro, considera um grande avanço a retomada do serviço em Tibagi. “Estamos muito confiantes que a população vai aderir à coleta seletiva.



Vamos diminuir o rejeito e com isso gerar mais renda para a associação. Esperamos muito por esse recomeço e agora estamos muito animados com os resultados que virão”, disse.



Enquanto a equipe da coleta passava recolhendo os recicláveis e orgânicos, a outra parte de integrantes da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (ACAMARTI) passava por uma capacitação sobre Associativismo e Cooperativismo com o técnico do Provopar Estadual, Carlos Carriel, na sede do Recicla Tibagi.



Para Leri, isso demonstra o interesse em avançar e melhorar vez mais o serviço e garantir que os associados estejam sempre aprendendo sobre como gerir o próprio negócio.



Para a catadora Eloína Carvalho, que trabalha na separação, o aprendizado é sempre bem-vindo.



“Eu to achando ótimo. Muito bom. Sobre a associação a gente já conhece um pouco porque estamos dentro de uma, mas o cooperativismo estamos conhecendo agora, com ele explicando. Antigamente quando precisava limpar uma roça, fazia o puxirão, é a mesma coisa aqui com a associação. Todo mundo se ajudava.

Eu acredito que a cooperativa seja assim também. Se for tudo como foi mostrado hoje, acho que tem tudo para dar certo”, opinou.



O Provopar Estadual, em parceria com o Instituto das Águas e Sanepar oferece capacitação para agentes ambientais dentro dos Programas Reciclo e Eco Cidadão. A instituição vai promover capacitações e oferecerá EPI's para a associação. Dentro dos demais programas, Reciclo e Eco Cidadão, a ACAMARTI ainda receberá um caminhão para coleta seletiva e equipamentos para modernização do Centro de Triagem e Compostagem (CTC).

Texto: Assessoria de Comunicação
Imagens: João Pedro