Notícias: Prefeitura lança campanha Tibagi Limpa

on 02/04/2018 - 19:00 176 reads Prevenção
Prefeitura lança campanha Tibagi Limpa


Uma força tarefa envolvendo as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Obras e Urbanização, Transportes e Educação e Cultura pretende acabar com o acúmulo de entulhos e focos do mosquito da dengue em residências do município.





O mutirão de limpeza “Tibagi Limpa! Eu curto, eu cuido”, vai abranger todos os bairros da sede e do interior, nos meses de abril e maio. Nesta segunda-feira (02), terça-feira (03) e quarta-feira (04) começa a divulgação, através de panfletos e visita das Agentes da Saúde, nos bairros Capivari, Vila Vicentina, Bela Casa e Condomínio Portal do Tibagi. O caminhão da Prefeitura vai passar na quinta-feira (05) e sexta-feira (06), recolhendo todo o entulho que a população destes bairros deixar em frente às casas. Nas próximas semanas os demais bairros também receberão o mutirão

Ver calendário de coleta


Para o coordenador da Vigilância Sanitária do Município, Luiz Fernando Bueno Gomes, a campanha é um reforço para conscientizar quanto à limpeza e prevenção de doenças, como a dengue, por exemplo. “A campanha abre a oportunidade para os moradores se desfazerem de seus entulhos e evitar acúmulo de resíduos e lixo em suas próprias casas e em terrenos baldios, o que acaba gerando inúmeros depósitos de água parada aumentando a incidência do Aedes Aegipty.

Temos vários focos com larva do mosquito em nosso município, inclusive no interior. Somente a ação dos Agentes Comunitários de Endemias não é efetiva porque Tibagi é muito grande. Precisamos da ajuda da população para preservar a própria saúde. Ainda não temos a doença, mas temos o mosquito precisamos acabar com ele”, constata o coordenador.


Gomes destaca que ações simples podem evitar que a dengue se instale no município. Uma delas é manter a caixa d’agua sempre fechada e nunca deixar água ou sujeira acumulada em lajes, calhas, vasos ou qualquer recipiente que fique exposto ao tempo. Guardar pneus, garrafas ou qualquer objeto que possa acumular água, em locais cobertos e abrigados da chuva também podem evitar o surgimento de focos da doença. Ele ainda reforça que quem utiliza caixas como reservatório de água, precisa higienizá-las uma vez por semana, com escova e sabão, para evitar a contaminação. O coletor que fica atrás da geladeira também precisa ser lavado semanalmente. “Ações simples como essas podem evitar uma epidemia da doença. Precisamos nos manter livres da dengue”, salienta.

A campanha não é destinada à coleta de restos de construção e está de acordo com o previsto do Código de Posturas do município.

O calendário também deverá ser cumprido pela comunidade. “O cidadão que não cumprir a agenda e colocar entulhos fora das datas programadas será notificado e em caso de reincidência, multado”, adianta Gomes.


Confiram as datas correspondentes ao seu bairro





Texto: Assessoria de Comunicação
Arte: João Pedro Agostinho