Notícias: Estudante de dez anos é premiada com fotografia sobre preservação

on 28/03/2011 - 16:51 1729 reads Com apenas dez anos, Letícia Felizardo de Almeida Silva já pode ensinar muita gente grande sobre a importância da preservação do meio ambiente. Ela foi uma das cinco crianças premiadas pelo Programa Pingo D’Água, com o tema “Meio Ambiente – Você faz parte dele”, desenvolvido em 2010 pelo Consórcio para Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (Copati). A imagem de título 'A rãzinha' foi a terceira colocada no concurso de fotografias do Consórcio, que premiou os participantes durante o 8º Encontro de Educadores Ambientais da Bacia do Rio Tibagi na última quinta-feira (24), em Telêmaco Borba.



Pelo menos dez municípios dos 35 que participam das ações do Copati apresentaram e premiaram os melhores trabalhos e melhores fotos do ano passado. Para a pequena Letícia, o evento foi marcante. “Foi muito bom porque eu nunca imaginava que eu poderia ser premiada. São muitos municípios participando”, descreve, com modéstia, a autora da fotografia que mostra uma pequena rã sobre folhagem, ao lado do tanque de pesca da propriedade rural em que vive, na localidade de Limeira, distrito de Caetano Mendes.

Letícia fez a fotografia ano passado quando ainda estava na quarta série do ensino fundamental na Escola Municipal David Feddermann, no distrito. “Eu e meu primo saímos procurando o que fotografar, fomos ao rio e estávamos andando quando eu vi a rãzinha na folha e resolvi tirar a foto”, relata.



Para ela, o anfíbio representa a vida e sua relação com a natureza. “É um animalzinho que tem no meio ambiente e que precisa de água para viver. Por isso é importante não jogar lixo nos rios, não desperdiçar muita água, plantar árvores”, ensina a menina. Ela conta que na chácara em que vive com os pais, uma irmã e os avós, todos são comprometidos com a preservação. “Se a gente vê lixo, recolhe”, comenta. E seu amor pela natureza deve se estender pela vida toda. “Quero ser veterinária para cuidar dos animais”, almeja.

Da participação no concurso, Letícia tira lições. “Aprendi muitas coisas. A gente depende do meio ambiente. Se a gente destruir, poluir, qualquer hora a natureza pode se revoltar e causar uma tragédia”, conclui a jovem e muito sábia estudante. Ela teve supervisão da professora Vera Lucia Pedroso no trabalho e recebeu como prêmio um aparelho celular.




Copati

Aproximadamente 200 pessoas participaram do evento que, além da premiação também teve apresentações artísticas e culturais. Telêmaco Borba, Carambeí, Tibagi, Ortigueira, São Jerônimo da Serra, Piraí do Sul, Jataizinho, Ibiporã, Cornélio Procópio e Londrina estavam representados no evento, realizado na Casa da Cultura.

O primeiro lugar do concurso de fotografias ficou com Elisabete Cristina Santos Claro, de Jataizinho. A imagem mostra uma 'Vista do Rio Tibagi – Captação de Água de Jataizinho'. A segunda colocada é Giovana da Silva Soares, de Cornélio Procópio, com o registro do 'Ciclo do Bem', que mostrou lixeiras de coleta seletiva. Maria Luiza Stockler, de Carambeí, ficou em quarto lugar com o 'Por do Sol no Rio Tibagi'. Luis Eduardo de Carvalho, de Telêmaco Borba também foi premiado, como quinto colocado, com imagem que mostra a 'Importância da Mata Ciliar'.


Texto: Emanoelle Wisnievski com informações da Assessoria da Prefeitura de Telêmaco Borba
Imagens: Divulgação