Notícias: Atleta se prepara para a São Silvestre

on 16/12/2010 - 18:38 1413 reads “Um sonho realizado. Deixei meu nome escrito na São Silvestre”. Foi com esta empolgação que retornou à sua cidade natal no dia 1º de janeiro de 2010 o atleta tibagiano Vitor Roberto Souza, que participou da maior competição do atletismo brasileiro, junto de mais de 21 mil pessoas em 2009. Ele vai repetir a proeza nesta 59ª Prova Internacional de São Silvestre que acontece na tarde do dia 31 em São Paulo.



“Agora meu desafio é completar em uma hora”, adianta o competidor, que encontra em Manoel Betim uma inspiração. No ano passado, ele concluiu a prova em uma hora e sete minutos. “Em 2009 fiquei entre os mil primeiros, este ano pretendo chegar entre os 500”, diz Vitor. “Assim vou encerrar meu ciclo esportivo de 2010, que foi um ano muito bom. Melhorei minha performance e quero terminar o ano bem para começar bem 2011”, avalia.

Vitor tem 33 anos, começou a correr aos 25 e agora faz dois treinos longos por semana, somando 130 quilômetros de corrida e caminhada. “Tem que focar. Treinar e descansar. Você só cresce quando descansa e analisa seu rendimento”, aconselha.

Para o atleta, o maior sonho é ser reconhecido como profissional e viver do esporte. Hoje ele conta com a ajuda do comércio da cidade e da Prefeitura, mas ainda precisa se amparar na própria mãe para sobreviver. “Tenho vários obstáculos a superar ainda. Mas se tiver saúde, tenho tudo. Já me considero um campeão, com certeza. Hoje sou maratonista”, firma, aguardando a criação de uma escolinha de atletismo no município para poder passar sua experiência às crianças, “fazendo frente, dando motivação para outros atletas”.



No esporte que parece tão solitário, Vitor e Manoel são exemplos de coletividade, sempre pensando em atrair mais atletas. “Tem que ter investimento para largar, sentir um ritmo e chegar na final. Já fico feliz de passar a linha de chegada entre os atletas de alto nível”, indica. Assim como Manoel, Vitor não imagina a vida longe do atletismo. “Sem chance. Para mim, correr é uma missão”.

Em 2010, Vitor participou de pelo menos quatro provas importantes para sua carreira. Em março, foi terceiro colocado na 3a Meia Maratona de Castro. No mês de maio, percorreu os 42 quilômetros a Maratona de São Paulo e em novembro, a 3a Meia Maratona de Maringá, quando ocupou a 9a posição. Também conseguiu o 24o lugar na 3a Maratona Ecológica de Foz do Iguaçu em setembro, entre mais de mil atletas. “Para mim é superação total. Sou um apaixonado pelo esporte”, resume.



Vitor gosta de mencionar também que além do apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação Orientada, e da Secretaria Municipal da Assistência Social, tem patrocínio do Supermercado Cristal, Hotel Itagy e Prolar Materiais de Construção. São estas entidades que o levam à São Silvestre e também neste final de semana a Arapoti, para suas últimas duas superações deste ano.

Veja Também: Há 19 anos, tibagianos participavam da primeira São Silvestre


Texto: Emanoelle Wisnievski
Imagens: Christian Camargo