Notícias: Foto de Christian Camargo é segunda colocada em concurso

on 08/10/2010 - 18:07 1532 reads O fotógrafo da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tibagi Christian Camargo mais uma vez foi premiado no Concurso de Fotografias da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), realizado em parceria com a RPC TV Esplanada. A foto 'Nhô Benedito' ficou em segundo lugar entre 40 imagens selecionadas pela competição, encerrada nesta quinta-feira (7) com a abertura da exposição das fotografias na Sala Campos Gerais do Parque Estadual de Vila Velha.

O tema deste ano foi 'Retratos dos Campos Gerais' e Christian recebeu como prêmio um netbook e hospedagem no Complexo Itáytyba Ecoturismo, em Tibagi. O primeiro colocado pelo júri técnico foi Rodrigo Czekalski Oliveira, de Ponta Grossa, com a imagem 'Polaco Acanhado', que também recebeu um netbook mais um curso de fotografia. Adriano Forbeck, de Ponta Grossa, foi contemplado com o terceiro lugar com a imagem 'Comunhão com a terra'. Ele ganhou um netbook. Na competição popular, com votação pelo site da TV, Viviane Aparecida Oliveira Silva, de Carambeí, levou a melhor com a imagem 'Os brotos da semente dos Campos Gerais', ganhadora também de um netbook.



Christian Camargo participou das duas edições do concurso e no ano passado foi o primeiro colocado com a foto 'Araucária no Rastro das Estrelas'. “Trabalhei para isso. Tentei reunir elementos que representam a cultura dos Campos Gerais, como o pinheiro, o campo e o tropeiro.

Clique para Ampliar

Agradeço ao Nhô Dito que se permitiu fotografar”, comenta. Nhô Dito tem 91 anos, trabalhou a vida toda com pecuária e ainda hoje anda em sua égua todos os dias.



Com técnica apurada e olhar preciso, Christian vem se desenvolvendo na profissão de forma autodidata. “Gosto de pesquisar sobre as técnicas de fotógrafos reconhecidos, procuro os equipamentos mais adequados, dentro do quanto posso investir, e tenho me aprimorado diariamente graças ao trabalho na Assessoria, onde tenho a oportunidade de registrar todo tipo de acontecimento. Isso ajuda”, diz.



Na foto ganhadora do segundo lugar, Christian compôs o cenário juntando a araucária, o animal e o personagem principal, fazendo referência à tradição do tropeirismo da região. “Escolhi fazer a imagem em preto e branco para remeter ao passado”, explica. Mesmo tendo registrado o momento com a luz do dia, ele optou por usar dois flashs remotos para melhor destacar o assunto principal, Nhô Dito, do cenário de fundo.

O prefeito de Tibagi, Sinval Silva (PMDB), também presidente da AMCG, fez questão de entregar pessoalmente o prêmio ao funcionário público. “O Christian tem feito um excelente trabalho na divulgação dos serviços aqui na nossa cidade e no ano passado ganhou o principal prêmio. Neste ano, repetiu o bom desempenho e mostra que tem talento e muito futuro na profissão”, avalia. Para ele, ter a foto da sua cidade escolhida entre as melhores representa ainda oportunidade de divulgar o município e seus atrativos turísticos. “Porque estas imagens agora compõem um banco de fotografias que serão usadas para divulgação pela AMCG”, completa.

As fotografias ficarão expostas até o dia 31 de janeiro de 2011 na Sala Campos Gerais e poderão de ser observadas por turistas de todo o mundo, que visitam o Parque Estadual de Vila Velha. Em seguida, elas serão levadas a exposição itinerante nos municípios dos Campos Gerais.


Texto: Emanoelle Wisnievski
Imagens: Christian Camargo e Alberto Verhagen Junior